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Professores do Ensino Técnico-Vocacional Passam por Capacitação Especializada

Brasil e Timor-Leste Firmam Parceria para Desenvolvimento do Ensino Técnico

Um projeto-piloto de cooperação entre Brasil e Timor-Leste resultou na criação de uma nova proposta de colaboração que inclui um centro de referência para o ensino secundário técnico-vocacional no país asiático. Durante quatro meses de intercâmbio, 11 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil capacitaram mais de 100 professores timorenses em diversas áreas do conhecimento, como Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil.

Experiência Transformadora

Os professores brasileiros foram selecionados por meio de um edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e trabalharam em várias cidades, incluindo Díli, Maliana, Suai, Baucau e Ermera. De acordo com o docente Heliomar Baleeiro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a experiência foi enriquecedora, desafiando-o a sair da sua zona de conforto e a explorar novas metodologias e estratégias para otimizar a aprendizagem dos alunos. “Foi necessário buscar diferentes estratégias, metodologias e formas de otimizar a formação”, afirmou Baleeiro.

Os professores acreditam que a troca de experiências contribuiu significativamente para o desenvolvimento do ensino timorense, mostrando aos educadores locais a importância de aliar o ensino com a pesquisa e extensão, e como isso pode tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes.

Próximos Passos

Após a missão de avaliação realizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Ministério da Educação (MEC), foram propostas iniciativas para fortalecer o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Infordepe) e diagnosticar os requisitos para a instalação de um sistema de gestão técnico-administrativo integrado nas escolas de ensino médio técnico de Timor-Leste.

Essas propostas visam consolidar uma rede de ensino que se alinhe com as demandas do mercado de trabalho timorense, enfatizando a importância de uma educação mais integrada e adaptável às necessidades regionais.

Parceria Sustentável

A seleção dos professores brasileiros é parte de uma chamada pública que integra as ações do MEC, Conif, ABC e Infordepe, resultado de um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e de Timor-Leste. Este esforço conjunto reflete a determinação das duas nações em promover o desenvolvimento educacional e técnico, possibilitando um futuro mais promissor para os jovens timorenses.

Perguntas Frequentes

  1. Qual é o objetivo do projeto de cooperação entre Brasil e Timor-Leste?

    • O objetivo é desenvolver um centro de referência para o ensino secundário técnico-vocacional em Timor-Leste e capacitar professores locais a fim de melhorar a qualidade da educação técnica no país.
  2. Quantos professores brasileiros participaram do programa e quais áreas eles ensinaram?

    • 11 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram do programa, lecionando disciplinas como Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil.
  3. Como os professores timorenses foram escolhidos para a capacitação?

    • Os professores timorenses foram selecionados por meio de um edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que buscou identificar candidatos adequados para receber a formação.
  4. O que os professores brasileiros aprenderam com a experiência no Timor-Leste?

    • Os professores brasileiros aprenderam a adaptar suas metodologias de ensino ao novo contexto, explorando novas estratégias que podem otimizar a formação docente e tornar as aulas mais envolventes e atualizadas.
  5. Quais são os próximos passos para o desenvolvimento da educação em Timor-Leste após o projeto?
    • Os próximos passos incluem a elaboração de diagnósticos para consolidar uma rede de ensino integrada, fortalecer o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Infordepe) e analisar as demandas do mercado de trabalho local.

Fonte
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