Profissionais do Programa Mais Médicos Participam de Avaliação de Desempenho
De 16 a 31 de dezembro de 2024, os profissionais do programa Mais Médicos estarão envolvidos em uma avaliação de desempenho anual. Essa iniciativa tem como objetivo principal identificar as necessidades formativas e as áreas de aperfeiçoamento, promovendo oportunidades de qualificação no cuidado destinado à população brasileira.
A avaliação, que será conduzida por gestores municipais, do Distrito Federal, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e supervisores acadêmicos do programa, é uma ação inédita e obrigatória prevista na Portaria Interministerial MS/MEC nº 604 de 16 de maio de 2023 e na Resolução nº 463 de 11 de outubro de 2024. Segundo Edson Lucena, coordenador-geral de Provimento Profissional do Programa Mais Médicos, o foco da avaliação será o desempenho assistencial e a qualidade do cuidado, alinhando-se às diretrizes da Atenção Primária à Saúde (APS).
Nesta edição da avaliação, um total de 13.962 profissionais médicos será analisado. Desses, 7.273 possuem registro profissional no Brasil e 6.689 são intercambistas com registro em outros países. A partir desse rigoroso processo de avaliação, espera-se que os médicos possam receber feedbacks contínuos, contribuindo para seu desenvolvimento profissional e a melhoria dos serviços de saúde.
Todos os profissionais que aderiram ao programa ou renovaram a adesão desde o dia 18 de maio de 2023 e que já completaram um ano de participação estarão aptos a participar da avaliação. Diretamente envolvidos, os gestores municipais, do Distrito Federal e supervisores acadêmicos também estarão sob análise.
Para os interessados em consultar a lista dos profissionais que podem participar, um link foi disponibilizado no site do Ministério da Saúde.
Perguntas Frequentes
-
O que é a avaliação de desempenho no Programa Mais Médicos?
A avaliação visa identificar necessidades de formação e aperfeiçoamento dos médicos participantes, promovendo uma melhor qualificação no atendimento à saúde da população. -
Quando a avaliação de desempenho será realizada?
A avaliação acontecerá entre os dias 16 e 31 de dezembro de 2024. -
Quem será responsável pela avaliação dos profissionais?
A avaliação será conduzida por gestores municipais, do Distrito Federal, Distritos Sanitários Especiais Indígenas e supervisores acadêmicos do programa. -
Quais profissionais estão aptos a participar da avaliação?
Todos os médicos que aderiram ao programa ou renovaram sua adesão a partir de 18 de maio de 2023 e que já completaram doze meses de participação poderão ser avaliados. - Onde posso encontrar a lista de profissionais aptos para a avaliação?
A lista de profissionais aptos para a avaliação pode ser acessada diretamente no site do Ministério da Saúde através de um comunicado específico disponibilizado lá.