Projeto “Meninas no Espaço” da UFRN abre editais para estimular jovens nas ciências aeroespaciais

O projeto “Meninas no Espaço”, uma iniciativa de grande relevância para o estímulo da igualdade de gênero e o desenvolvimento educacional na área espacial, anunciou a abertura de inscrições para um novo ciclo de atividades. Assessorado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o projeto pode ser um marco importante para diminuir desigualdades e fomentar o interesse das jovens do Rio Grande do Norte pelo setor de ciências espaciais.

A iniciativa é uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer e tem como propósito principal o empoderamento de jovens mulheres por meio da educação e da ciência, em especial no que se refere às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

O projeto insere-se também em um contexto mais amplo de educação e conscientização ambiental, participando do reconhecido Programa GLOBE, que promove a integração de estudantes, professores e cientistas em pesquisas sobre o meio ambiente em mais de 100 países.

Os três editais disponibilizados oferecem bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN, além de criar oportunidades para escolas públicas inscreverem equipes de estudantes do ensino fundamental e médio para participar de atividades práticas e teóricas, como o desenvolvimento de projetos educacionais com foguetes. As inscrições estarão abertas até 2 de agosto de 2024.

A secretária de educação do Rio Grande do Norte enfatizou a importância das possibilidades que o projeto traz para as estudantes e o estímulo à decisão autônoma em campos promissores e inovadores, como o espacial. Acreditando no futuro das alunas na aeroespacial, a UFRN está empenhada em criar um ambiente ricamente formativo.

Para se inscrever, as candidatas deverão preencher um formulário online e enviar um vídeo, contribuindo para um processo seletivo que inclui análise de mérito e entrevistas. As equipes escolhidas serão anunciadas em 14 de agosto de 2024. As bolsas são oferecidas com o potencial de renovação, com base no desempenho e disponibilidade.

O projeto “Meninas no Espaço”, com seu enfoque inclusivo e formativo, é um reflexo do compromisso da AEB e seus parceiros de promover a educação e a participação feminina nas ciências, especialmente nas áreas STEAM e no setor aeroespacial, incentivando a nova geração a explorar as vastas possibilidades que este campo tem a oferecer.

Para mais informações sobre o projeto e iniciativas relacionadas, é possível consultar o site da AEB, órgão responsável pela coordenação da Política Espacial Brasileira e que, desde 1994, tem como objetivo promover o bem-estar social através da utilização estratégica e soberana do setor espacial brasileiro.

Sobre Alan 10439 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.