A Qualcomm está prevista para lançar o Snapdragon 8 Plus, um novo chipset de alto desempenho, em 2026. Embora se acredite que ele seja menos potente que o Snapdragon 8 Elite 2, ainda poderá oferecer desempenho equivalente ao do Snapdragon 8 Elite, o chipset topo de linha atual da empresa. A fabricação deverá ocorrer pelo processo de 3nm N3P da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), juntamente com alguns “periféricos” do Snapdragon 8 Elite 2.
Em uma postagem na plataforma chinesa Weibo, o informante Digital Chat Station revelou que a Qualcomm está desenvolvendo um novo SoC de alto desempenho com o número de modelo SM8845. Este chip é apontado para oferecer desempenho similar ao do Snapdragon 8 Elite, colocando-o entre seu próximo lançamento, o Snapdragon 8 Elite 2, e o modelo atual. De acordo com um relatório do GSMArena, espera-se que o novo chip receba o nome de Qualcomm Snapdragon 8 Plus.
O informante também mencionou que o rumor do Qualcomm Snapdragon 8 Plus será desenvolvido em uma arquitetura proprietária com núcleos grandes. Utilizará o processo de 3nm N3P da TSMC, além de “alguns periféricos” do Snapdragon 8 Elite 2, que deve ser lançado em setembro com melhorias significativas de desempenho em relação ao predecessor. Espera-se que os dispositivos equipados com o SoC Snapdragon 8 Plus tenham baterias de grande capacidade, com até 8.000mAh.
Considerando que o novo chipset deverá proporcionar desempenho similar ao do Snapdragon 8 Elite, é possível analisar as especificações desse modelo como referência. Lançado em outubro de 2024, o SoC topo de linha da Qualcomm é construído em uma arquitetura de 64 bits, com processo de 3nm. Ele apresenta um CPU octa-core customizado de segunda geração, o Qualcomm Oryon, que oferece uma frequência de pico de 4,32 GHz.
Segundo alegações da Qualcomm, o novo chip apresenta desempenho 45% superior em tarefas de núcleo único e multi-core, além de melhorar a velocidade de navegação na web em 62%. Durante o lançamento, a empresa destacou que dispositivos com esse chip suportariam até LPDDR5x RAM e armazenamento UFS 4.0. O SoC Snapdragon 8 Elite também introduz a solução Nanite do Unreal Engine 5, que permite ambientes 3D com qualidade cinematográfica nos jogos para smartphones.