sábado, março 29, 2025
No menu items!
HomeCarrosQueda nas Vendas da Tesla na Europa, Enquanto Carros Elétricos Registram Crescimento...

Queda nas Vendas da Tesla na Europa, Enquanto Carros Elétricos Registram Crescimento Acelerado

Mercado de Carros Elétricos na Europa Registra Retomada em Janeiro, com Crescimento Marcante da Volkswagen

Após um ano desafiador, em que as vendas de carros elétricos caíram 5,9% em 2024, o mercado europeu começa 2025 com uma surpreendente recuperação. Em janeiro, foram emplacados mais de 166 mil veículos elétricos na região, representando um crescimento de 37,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Essa alta encaixa-se em um contexto de preocupação na União Europeia, que pondera implementar um pacote de incentivos para revigorar o setor, após o declínio das vendas em 2024. Se a tendência de crescimento se mantiver ao longo do ano, as montadoras podem olhar para o futuro com otimismo.

Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea), alguns países se destacaram pelo expressivo aumento no segmento de elétricos: a Itália registrou um crescimento de 126,2%, seguida pela Dinamarca (+123,3%), Noruega (+89,8%), Alemanha (+53,5%) e Espanha (+48,5%). Na contramão, a França teve uma leve queda de 0,5%, mas seu impacto nas vendas totais foi considerado irrelevante.

Dentre as montadoras, a Volkswagen se destacou com um impressionante crescimento de 203%, impulsionada pelas vendas dos modelos ID.3, ID.4 e ID.7. A BMW também apenas se destacou, com um aumento de 36% nas vendas do modelo iX1. No entanto, a Tesla, tradicional líder nesse mercado, enfrentou dificuldades, registrando uma queda de 46% em suas vendas, com apenas 10.491 unidades emplacadas. O Model Y, apesar da queda geral, permaneceu como o segundo carro mais vendido, com 6.066 licenciamentos.

A situação da Tesla pode estar relacionada a polêmicas envolvendo seu CEO, Elon Musk, e novas tensões políticas, como o governo de Donald Trump nos EUA. Tal cenário pode ter contribuído para a diminuição do apelo da marca entre os consumidores.

À medida que o fenômeno dos carros elétricos ganha força novamente na Europa, as montadoras esperam que essa tendência de alta se veja refletida não apenas em janeiro, mas ao longo de todo o ano, permitindo que a indústria se adapte às exigências de emissões cada vez mais rigorosas da União Europeia.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments