quinta-feira, janeiro 16, 2025
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R$ 15,9 bilhões em investimentos prometem melhorar o trânsito na região mais populosa do Paraná com a concessão do Lote 3

Concessão do Lote 3 terá investimentos de R$ 15,9 bilhões para desafogar trânsito em uma das regiões mais populosas do Paraná

A infraestrutura rodoviária no Paraná está passando por uma transformação significativa com o leilão da concessão do Lote 3, que ocorrerá na próxima quinta-feira (12). Este projeto promete investimentos de R$ 15,9 bilhões, destinados a melhorias nas rodovias que fazem a conexão entre 22 cidades e o Porto de Paranaguá, um dos mais importantes do Brasil.

Um dos principais focos do projeto é o alívio no congestionamento das BRs 373 e 376, que cortam a cidade de Ponta Grossa. Os moradores locais, como Rubens Scoss Junior, enfrentam diariamente o estresse gerado por engarrafamentos, especialmente durante os horários de pico. “Se você atrasar cinco ou 10 minutos, o fluxo aqui fica muito intenso”, relata Rubens, que leva seu filho à escola nesse horário matinal para evitar os congestionamentos.

Segundo Juarez Alves, diretor do Departamento Municipal de Engenharia de Tráfego de Ponta Grossa, as mudanças são necessárias para gerenciar o intenso tráfego de caminhões que transitam pelas BRs, as quais são cruciais para o escoamento da produção industrial do estado. O Lote 3 abrange 569,75 quilômetros de rodovias, começando em Ponta Grossa e seguindo até Londrina, a cidade mais populosa do interior paranaense, que conta com mais de 550 mil habitantes.

A malha rodoviária do Lote 3 é estratégica, não apenas para o dia a dia dos moradores, mas também para a economia local. A falta de fluidez do trânsito compromete não só a logística do transporte de mercadorias, mas impacta diretamente na industrialização da região. Rafael Rickli, proprietário de uma indústria de borrachas, destaca que "caminhão parado é dinheiro perdido".

Além de amenizar os engarrafamentos, a concessão prevê a construção de contornos rodoviários e a duplicação de trechos críticos das rodovias, buscando atender ao fluxo intenso de caminhões pesados. Estão programados 132 quilômetros de duplicação, 24,6 quilômetros de faixa adicional, e a construção de áreas de descanso e segurança para os caminhoneiros, que enfrentam longas jornadas nas estradas.

O leilão do Lote 6, que interligará a BR-277 a Foz do Iguaçu, também será realizado na próxima semana e, segundo especialistas, sua conjugação com o Lote 3 promete resolver problemas logísticos importantes, aumentando a competitividade da região.

Com essas iniciativas, espera-se não apenas fomentar a economia, mas também promover um crescimento ordenado e sustentável das cidades paranaenses afetadas.


Perguntas Frequentes

1. O que é o Lote 3 das rodovias do Paraná?
O Lote 3 compreende um conjunto de rodovias que liga 22 cidades até o Porto de Paranaguá, incluindo as BRs 373 e 376. O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária e desafogar o trânsito na região.

2. Quanto será investido no Lote 3?
Serão investidos R$ 15,9 bilhões, que serão aplicados em obras de adequação de fluxo, manutenção das rodovias e construção de contornos viários.

3. Quais melhorias estão previstas neste projeto?
As melhorias incluem a construção de quatro contornos viários, duplicações de trechos, faixas adicionais, áreas de escape e pontos de parada e descanso para caminhoneiros.

4. Qual a importância das rodovias para a economia da região?
As rodovias são essenciais para o escoamento de produtos, principalmente de caminhões que transitam pela região industrial do Paraná, impactando diretamente a eficiência e competitividade da produção local.

5. Quando será realizado o leilão para a concessão do Lote 3?
O leilão está agendado para a próxima quinta-feira, 12 de dezembro de 2024.

Fonte
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