O Google está implementando seu recurso de “provador virtual” impulsionado por inteligência artificial (IA) para usuários nos EUA. A funcionalidade foi apresentada pela primeira vez durante o evento Google I/O em maio. Parte da oferta Shopping Graph da gigante de tecnologia de Mountain View, o recurso está disponível no Modo IA na Busca, Google Shopping e nas listas de produtos do Google Imagens. Ele permite que os usuários experimentem virtualmente uma ampla seleção de roupas em apenas alguns passos. Além disso, a empresa também atualizou seu recurso de rastreamento de preços.
Em um post no blog, a gigante da tecnologia anunciou que o recurso de provador virtual está sendo disponibilizado nos EUA. Com isso, os usuários poderão experimentar “bilhões de itens de vestuário” listados no Shopping Graph da empresa, conforme afirmado pelo Google. O recurso está sendo adicionado ao Modo IA, Google Shopping e nos resultados de produtos do Google Imagens.
Os usuários com acesso à funcionalidade podem acessar o Google Shopping e tocar em qualquer listagem de produto. No Modo IA e no Google Imagens, eles precisarão primeiro buscar um estilo ou conjunto e, em seguida, selecionar um dos resultados. Quando o recurso estiver disponível, os usuários verão um novo ícone de “experimente”. Ao clicar nele, o usuário será solicitado a enviar uma foto em tamanho real de si mesmo. Após o upload da foto, o Google usará IA para mostrar como a peça ficaria no usuário.
O provador virtual também permite que os usuários percorram outros looks que experimentaram anteriormente, salvem seus favoritos e até compartilhem os conjuntos com amigos. Vale destacar que a funcionalidade é alimentada por um modelo de geração de imagens personalizado, baseado em moda, que compreende o corpo humano e como o tecido se dobra, estica e cai sobre diferentes corpos.
Além disso, o Google está aprimorando seus alertas de preços, que estão disponíveis com a nova capacidade de rastreamento de preços. A nova versão, que também está sendo implementada nos EUA, permite que os usuários definam um alerta para um tamanho e cor específicos do produto, além do preço desejado. Assim, o rastreador de preços não enviará uma notificação para a peça quando ela estiver disponível em um tamanho diferente.
O Google também está desenvolvendo um recurso de descoberta de produtos. Essa funcionalidade permitirá que os usuários acessem o Modo IA e solicitem inspiração para estilos ou um conjunto específico para uma ocasião. O chatbot, então, irá buscar produtos relevantes no Shopping Graph da empresa e, usando uma tecnologia proprietária de correspondência visual, mostrará listagens de produtos que o usuário pode gostar. Essa novidade será disponibilizada para usuários nos EUA ainda este ano.