terça-feira, janeiro 14, 2025
HomeGovernoRegulamentação do Novo Sistema Garante Competitividade da Zona Franca de Manaus, Asegura...

Regulamentação do Novo Sistema Garante Competitividade da Zona Franca de Manaus, Asegura Appy

Zona Franca de Manaus: Uma Nova Era com o Projeto de Lei Complementar 68/2024

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que promete modernizar a estrutura tributária brasileira, tem gerado um intenso debate no Senado. No último dia 19 de novembro, durante audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (MF), Bernard Appy, destacou a importância deste projeto para a Zona Franca de Manaus (ZFM). Ao contrário de temores existentes, Appy enfatizou que o PLP assegura a continuidade dos benefícios fiscais que garantem a competitividade da ZFM.

Esse projeto regulamenta a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que são componentes do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). A Emenda Constitucional 132, menciona Appy, é clara ao exigir que a nova legislação mantenha competitividade para a ZFM, podendo isso ser realizado por meio de diferentes mecanismos fiscais, econômicos e financeiros.

Uma das inovações do PLP é a criação de fundos de desenvolvimento. Segundo o secretário, essas iniciativas visam diversificar a economia local, além de reforçar os incentivos já existentes. O Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas, com gestão da União e participação do governo estadual, será essencial para fomentar novas possibilidades econômicas na região. Haverá também o Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá, que contará com modelo de gestão semelhante.

A ZFM, que já enfrenta desafios na integração ao mercado nacional e internacional, poderá se beneficiar de recursos adicionais e de uma estrutura tributária mais favorável. As reuniões na CCJ continuam a buscar a melhor formulação para garantir que todas as partes interessadas compreendam e se adaptem a essas alterações.

Com o PLP 68/2024, a promessa é de um renascimento econômico para a Zona Franca de Manaus, garantindo que a região permanecesse competitiva e sustentável em um cenário econômico em constante mudança.

Perguntas e Respostas

  1. O que é o Projeto de Lei Complementar 68/2024?

    • O PLP 68/2024 é uma proposta legislativa que visa regulamentar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), integram o novo sistema tributário brasileiro.
  2. Como o PLP 68/2024 beneficia a Zona Franca de Manaus?

    • O projeto assegura a continuidade dos benefícios fiscais já existentes para a Zona Franca e incorpora mecanismos de apoio que visam manter e aumentar a competitividade da região.
  3. Quais são os novos fundos criados pelo PLP 68/2024?

    • O PLP institui o Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas e o Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico.
  4. O que diz a Emenda Constitucional 132 sobre a ZFM?

    • A EC 132 estipula que a nova legislação tributária deve assegurar a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus por meio de instrumentos fiscais e financeiros.
  5. Como a população pode se beneficiar diretamente dessas mudanças?
    • A diversificação econômica e os novos incentivos poderão gerar mais empregos e oportunidades financeiras, trazendo um desenvolvimento sustentável para a região e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments