O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos, e o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, José Cleber Souza, estiveram presentes no último sábado (30) na Expointer, a maior feira de exposição de animais da América Latina, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Durante o evento, foram realizadas reuniões com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e a Federação da Agricultura do estado (Farsul), com foco na negociação das dívidas agropecuárias. A agenda incluiu ainda a participação do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Milton Ferreira.
Guilherme Campos destacou a importância das reuniões para a formulação de novas políticas públicas voltadas ao apoio dos produtores rurais gaúchos, afirmando que o Ministério da Agricultura está totalmente empenhado nesse sentido.
José Cleber enfatizou a relevância do retorno a um processo de diálogo e convergência, iniciado com a criação de um grupo de trabalho. Ele afirmou que foram discutidas sugestões para aprimorar propostas apresentadas anteriormente e práticas que ajudem a evitar frustrações futuras e impactos na capacidade de pagamento dos agricultores. “Estabelecemos compromisso de trabalhar conjuntamente alinhados por esses objetivos”, afirmou.
Na casa da Fetag, a comitiva do Governo Federal dialogou com o presidente Carlos da Silva e o secretário-executivo Kaliton Prestes. Já na casa da Farsul, foram recebidos pelo presidente Gedeão Silveira e pelo diretor Domingos Lopes.
Além disso, os representantes conversaram com a imprensa no estande do Mapa, localizado no Pavilhão Internacional, onde abordaram temas como a negociação das dívidas, a evolução do Plano Safra 25/26 e a adoção de práticas que visem tornar a agropecuária gaúcha menos vulnerável a eventos climáticos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.