O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) anunciou, nesta segunda-feira (8/9), o edital com o resultado da seleção das 50 pessoas observadoras aprovadas para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).
As pessoas observadoras, conforme o edital nº 8/2025, poderão participar da conferência, mas não terão direito a voz ou voto. Todas as despesas relacionadas à participação, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, serão de responsabilidade dos próprios participantes.
“A presença de observadores garante transparência, pois demonstra uma efetiva fiscalização e um compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva. Um dos cuidados do edital foi observar o perfil dos selecionados, evidenciando a importância dos observadores”, afirmou Valdice Gomes, membro da subcomissão de Comunicação da Comissão Organizadora Nacional da 5ª Conapir.
A 5ª Conapir é o principal mecanismo para a formulação de políticas com a participação da sociedade civil e, neste ano, tem como tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”. O evento é organizado pelo Ministério da Igualdade Racial por meio do CNPIR.
A Conferência estimula o diálogo entre a sociedade civil e órgãos de promoção racial de níveis municipal, estadual e do Distrito Federal, visando à criação, expansão e aprimoramento de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas, aos povos de matriz africana e à população negra.
Para mais notícias, acesse o TecMania.