Rumores dizem que o A18 e o A18 Pro da Apple serão independentes e morrem com tamanho de cache reduzido, ambos os SoCs compartilham o mesmo cluster de CPU, mas núcleos de GPU variados

Rumores indicam que os futuros SoCs da Apple, A18 e A18 Pro, serão compostos por matrizes separadas e terão um cache de tamanho reduzido para economizar espaço. Ambos os chipsets compartilharão a mesma configuração da CPU, porém haverá diferenças no número de núcleos da GPU. O A18 padrão deverá ter uma GPU de 5 núcleos, enquanto o A18 Pro de ponta terá 6 núcleos, similar ao A17 Pro da geração anterior.

Essas informações foram divulgadas pelo informante do Weibo, Foco Fixo Digital, e compartilhadas pelo usuário @faridofanani96 no Twitter. Rumores anteriores alegavam que o A18 e o A18 Pro teriam um cache maior para suportar um Neural Engine aprimorado, mas as novas alegações sugerem uma redução nesta área para conservar espaço no chip.

É incomum que a Apple opte por matrizes independentes sem técnicas de “binning”, uma estratégia adotada pela maioria das empresas para reduzir custos. Ademais, os SoCs A18 e A18 Pro aparentemente compartilharão o mesmo design de CPU “2 + 4”, consistindo em dois núcleos de alto desempenho e quatro de eficiência energética, contudo, ainda não se sabe se eles terão a mesma arquitetura ou velocidades de clock.

A prática de variar os núcleos da GPU não é nova na Apple, como visto no A15 Bionic do iPhone 13. No entanto, a alegação surpreendente é a redução do cache e a independência das matrizes para o A18 e o A18 Pro. Pelo fato dessas informações serem ainda especulativas, é recomendável tratá-las com cautela. Mais atualizações serão fornecidas conforme surgirem.

Para mais notícias sobre tecnologia e jogos, continue seguindo o TecMania.

Sobre Alan 10516 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.