Uma empresa de pesquisa chinesa estimou que a Samsung lançará seus primeiros óculos de realidade aumentada (AR) no terceiro trimestre de 2025. O dispositivo deve contar com um chipset da Qualcomm e pesar apenas 50 gramas. Embora muitos detalhes ainda permaneçam incógnitas, já há informações sobre o potencial hardware que será apresentado no futuro.
Os óculos da Samsung, que ainda não têm nome definido, devem ser equipados com um chipset Qualcomm AR1 e suportar o sistema Gemini, desenvolvido em parceria com o Google. No entanto, ainda não se sabe se será necessário que o dispositivo esteja conectado a um smartphone durante o uso.
A pesquisa da Wellsen XR revelou detalhes sobre as especificações internas dos óculos da Samsung, especialmente surpreendendo considerando que, após o anúncio do Apple Vision Pro na WWDC 2023, a Samsung havia abandonado seu protótipo de headset de realidade mista devido à sua falta de apelo em comparação ao dispositivo da Apple, que custava US$ 3.499. Desde então, não havia mais novidades sobre um lançamento comercial, tornando a novidade dos óculos AR uma grata surpresa.
Prevê-se que os óculos sejam alimentados por um processador Snapdragon AR1 e possuam uma bateria de 155mAh. O design leve sugere que o dispositivo pode não ter um hardware robusto, indicativo de que a maior parte do processamento será realizada quando estiver conectado a outro dispositivo, como um smartphone. Um cenário semelhante foi avaliado pela Apple, que também considerou a possibilidade de seus óculos inteligentes se conectarem ao iPhone, uma vez que desenvolver um par autônomo de óculos de realidade aumentada é um desafio complexo.
As especificações listadas para os novos óculos incluem:
- Data de lançamento: Q3 de 2025
- Produção inicial: 500.000 unidades
- Chip: Qualcomm AR1
- Câmera: Sony IMX681 de 12MP
- Bateria: 155mAh
- Peso: 50 gramas
- Inteligência Artificial: Gemini LLM, desenvolvido em colaboração com o Google
Com um número inicial de produção compatível com os 500.000 do Apple Vision Pro, a Samsung poderá conquistar uma fatia significativa do mercado, especialmente se conseguir manter preços competitivos. Detalhes adicionais sobre o nome do produto e outras especificações são esperados nos próximos meses, então fique atento para novidades.