terça-feira, julho 29, 2025
HomeNotíciasSamsung traz atualizações mais rápidas do One UI 8 usando o modelo...

Samsung traz atualizações mais rápidas do One UI 8 usando o modelo de desenvolvimento baseado em trunk do Google: relatório.

A Samsung lançou recentemente o Galaxy Z Fold 7, Galaxy Z Flip 7 e Galaxy Z Flip 7 FE, sendo esses os primeiros smartphones Android a trazer o Android 16, a mais nova versão do sistema operacional do Google. Para acelerar o desenvolvimento do Android, a Google adotou um modelo de desenvolvimento baseado em trunk estável, mais eficiente em termos de recursos, no início deste ano, e a Samsung supostamente seguiu o mesmo caminho. Essa mudança deve permitir à empresa sul-coreana oferecer atualizações mais rápidas no futuro, após longos atrasos na implementação de sua atualização de software One UI 7 (Android 15).

A Android Authority explica que o modelo Trunk Stable para o desenvolvimento do Android, utilizado pela Google, ocorre na ramificação interna do Android da empresa. Enquanto a Google constrói suporte para várias funcionalidades, elas permanecem ocultas sob bandeiras de recurso que podem ser ativadas no momento do lançamento do software.

Esse novo modelo é consideravelmente mais rápido do que o antigo modelo baseado em ramificações. Anteriormente, os engenheiros da Google continuavam adicionando funcionalidades durante o processo de desenvolvimento e integravam essas mudanças na ramificação principal do Android assim que eram concluídas.

Esse método resultava em diversos bugs e problemas que demandavam mais tempo para serem corrigidos, o que também atrasava o desenvolvimento e comprometia a qualidade do sistema operacional durante a resolução das questões. Em contrapartida, o modelo baseado em trunk oferece maior estabilidade, permitindo que as funcionalidades sejam ativadas assim que estão prontas.

A Samsung também adotou o mesmo modelo de desenvolvimento da Google, trabalhando em sua interface One UI por meio de uma única ramificação de desenvolvimento. A vice-presidente executiva da Samsung Electronics, Sally Hyesoon Jeong, revelou em uma mesa-redonda no início deste mês que a empresa visa liberar as atualizações de software One UI alinhadas ao cronograma das futuras atualizações do Android.

Embora a Samsung tenha lançado a atualização One UI 6 baseada no Android 14 de forma rápida em 2023, a versão subsequente sofreu um atraso de vários meses e começou a ser disponibilizada para smartphones elegíveis meses após seu anúncio original. Não está claro se esse atraso influenciou a decisão da Samsung de migrar para o modelo de desenvolvimento mais eficiente (e estável) adotado pelo Google para lançar o Android 16 em junho, meses antes do cronograma habitual.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments