terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaSeminário aborda empreendedorismo para surdos

Seminário aborda empreendedorismo para surdos

Em antecipação ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizou nesta segunda-feira (8/9) o 8º Seminário Setembro Azul, focado no empreendedorismo no movimento surdo. O evento ocorreu no Arquivo Nacional, no centro da capital fluminense, e contou com a presença de integrantes da comunidade surda, especialistas, além de alunos e ex-alunos dos cursos de Libras oferecidos pela Prefeitura.

A abertura foi conduzida por Vanessa Neves, coordenadora da Central Carioca de Libras. Um dos principais temas abordados no seminário, “Empreendedorismo Surdo”, destacou experiências e desafios enfrentados por empreendedores surdos no Brasil.

Fernanda Mendonça apresentou o painel “Como Começar a Empreender”, onde discutiu os passos iniciais para transformar ideias em negócios. Ela enfatizou a importância de ter criatividade e habilidades de gestão. “A oportunidade, a paixão e a necessidade são as molas que incentivam os empreendedores. Todo empreendedor deve ser criativo, administrador para planejar um modelo de negócio e ter técnica de execução”, declarou.

O tema “Finanças Pessoais” foi abordado por André Deoduca, do Sebrae RJ, que discutiu a organização das finanças pessoais e profissionais. Ele destacou que o planejamento financeiro é crucial para a estabilidade e o crescimento de um negócio. “Sem lucro, o negócio não é saudável”, alertou.

O empreendedor surdo Gabriel Marcolino, do Movimento Hands, compartilhou suas estratégias de venda, que visam atingir tanto surdos quanto ouvintes. O evento foi encerrado por André Bernardes, que falou sobre “Marketing para Empreendedores”, salientando a importância de ferramentas e estratégias que aumentem a competitividade e visibilidade de pequenos negócios.

A coordenadora dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência, Danielle Favatto, e representantes das gerências de qualidade de vida e de Trabalho e Renda também estiveram presentes no seminário.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments