Em antecipação ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizou nesta segunda-feira (8/9) o 8º Seminário Setembro Azul, focado no empreendedorismo no movimento surdo. O evento ocorreu no Arquivo Nacional, no centro da capital fluminense, e contou com a presença de integrantes da comunidade surda, especialistas, além de alunos e ex-alunos dos cursos de Libras oferecidos pela Prefeitura.
A abertura foi conduzida por Vanessa Neves, coordenadora da Central Carioca de Libras. Um dos principais temas abordados no seminário, “Empreendedorismo Surdo”, destacou experiências e desafios enfrentados por empreendedores surdos no Brasil.
Fernanda Mendonça apresentou o painel “Como Começar a Empreender”, onde discutiu os passos iniciais para transformar ideias em negócios. Ela enfatizou a importância de ter criatividade e habilidades de gestão. “A oportunidade, a paixão e a necessidade são as molas que incentivam os empreendedores. Todo empreendedor deve ser criativo, administrador para planejar um modelo de negócio e ter técnica de execução”, declarou.
O tema “Finanças Pessoais” foi abordado por André Deoduca, do Sebrae RJ, que discutiu a organização das finanças pessoais e profissionais. Ele destacou que o planejamento financeiro é crucial para a estabilidade e o crescimento de um negócio. “Sem lucro, o negócio não é saudável”, alertou.
O empreendedor surdo Gabriel Marcolino, do Movimento Hands, compartilhou suas estratégias de venda, que visam atingir tanto surdos quanto ouvintes. O evento foi encerrado por André Bernardes, que falou sobre “Marketing para Empreendedores”, salientando a importância de ferramentas e estratégias que aumentem a competitividade e visibilidade de pequenos negócios.
A coordenadora dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência, Danielle Favatto, e representantes das gerências de qualidade de vida e de Trabalho e Renda também estiveram presentes no seminário.
Para mais notícias, acesse o TecMania.