O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, realizou na manhã desta quarta-feira (11) o Seminário Inteligência Artificial, na sede do SERPRO, em Brasília. O evento contou com a presença do secretário-executivo do Conselhão, Olavo Noleto, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, da embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palácios, do secretário João Brant (SECOM) e da diretora do SERPRO, Ariadne Fonseca.
Durante a abertura, Noleto destacou a importância do seminário para a agenda do Governo Federal, afirmando que “esse movimento é fundamental para o projeto de país”. Ele ressaltou ainda que o seminário visa promover um diálogo frutífero sobre inteligência artificial, envolvendo diversos atores no Brasil e no mundo.
O principal objetivo do seminário é reunir conselheiros, especialistas e representantes do poder público para criar subsídios para o projeto de lei de inteligência artificial, já aprovado no Senado e atualmente em tramitação na Câmara, sob a relatoria de Aguinaldo Ribeiro. A entrega das contribuições está prevista para esta quinta-feira (12).
No decorrer do dia, serão realizados quatro painéis com temáticas centrais sobre inteligência artificial, incluindo Política Brasileira de Inteligência Artificial: Panorama e Desafios; Trabalho, Competitividade e IA; Clima, Datacenters & Sustentabilidade Digital; e Regulação, Inovação e Direitos.
Entre os painelistas, destacam-se representantes do governo federal e especialistas, como Rosilda Prates (P&D), Fábio Coelho (Google), Nina da Hora (Instituto da Hora), Adriana Marcolino (DIEESE), Atílio Hulli (Huawei) e Ana Carolina Lima (Aqualtune).
A ministra Luciana Santos encerrou a mesa de abertura exaltando o papel do CDESS e a importância do diálogo ao afirmar que a colaboração entre diferentes áreas é essencial para a construção de um projeto nacional efetivo.
Para mais notícias, acesse o TecMania.