2025 será um grande ano para o setor portuário e aeroportuário, diz Silvio Costa Filho em reunião ministerial com presidente
Na última reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, compartilhou um conjunto robusto de ações planejadas para os próximos dois anos, que prometem transformar o cenário logístico brasileiro. A expectativa é que essas iniciativas não apenas ampliem a capacidade econômica do país, mas também proporcionem a geração de emprego e renda, melhorando significativamente as condições de vida de milhões de brasileiros.
No que diz respeito aos portos, Costa Filho destacou um ambicioso plano que inclui o leilão de 20 unidades portuárias em 2025. Dentre esses leilões, o Terminal de Contêineres (Tecon) Santos 10 se destaca, com um investimento estimado em R$ 3,51 bilhões, o maior da história do país. Além disso, o leilão para a construção do túnel Santos/Guarujá está previsto, com um investimento de compartilhamento entre o Governo Federal e o estado de São Paulo de R$ 6 bilhões. Outras iniciativas incluem a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, totalizando R$ 1 bilhão em investimento.
“Nossas medidas visam garantir mais eficiência na atividade portuária, tornando nossos produtos mais competitivos no mercado internacional,” afirmou o ministro. Atualmente, cerca de 95% do comércio internacional brasileiro é transportado por via portuária, evidenciando a importância dessas melhorias.
Na área de hidrovias, o governo planeja leiloar a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai e implementar medidas para desburocratizar a cabotagem e a navegação interior. O ministério também concluirá a licitação para garantir a dragagem permanente dos rios Amazonas e Solimões, parte essencial para a navegação em áreas afetadas por estiagens severas nos últimos anos.
Em relação aos aeroportos, Costa Filho anunciou a liberação de aproximadamente R$ 4 bilhões do Fundo Nacional da Aviação Comercial (FNAC) para financiar a aquisição e manutenção de aeronaves, o que deverá reduzir os custos operacionais das companhias aéreas e, consequentemente, o preço das passagens. O programa AmpliAR, voltado para investimentos em aeroportos regionais, se destina à gestão e operação de 50 aeroportos na Amazônia Legal e no Nordeste, com um investimento previsto de R$ 3,4 bilhões.
O ministro concluiu sua apresentação ressaltando o compromisso do governo em recuperar a economia do país e promover o desenvolvimento social. “Nosso objetivo é capacitar o Brasil para este crescimento, garantindo um futuro mais próspero para a população,” afirmou.
Perguntas e Respostas sobre o setor portuário e aeroportuário:
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Quais são as principais ações previstas para o setor portuário em 2025?
- O governo planeja leiloar 20 unidades portuárias, incluindo o Terminal de Contêineres Santos 10, com um investimento estimado em R$ 3,51 bilhões, além da construção do túnel Santos/Guarujá e a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá.
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Qual é a importância dos portos para o comércio brasileiro?
- Atualmente, aproximadamente 95% do comércio internacional do Brasil é transportado por via portuária, evidenciando a relevância desses locais para a economia nacional.
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O que é o programa AmpliAR?
- O programa AmpliAR visa assegurar a gestão e operação de 50 aeroportos em regiões como a Amazônia Legal e o Nordeste, com um investimento de cerca de R$ 3,4 bilhões, com foco na melhoria da infraestrutura aeroportuária.
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Como o governo planeja financiar as melhorias nos aeroportos?
- Estão previstos investimentos de R$ 4 bilhões do Fundo Nacional da Aviação Comercial (FNAC) para a compra e manutenção de aeronaves, o que deverá contribuir para a redução dos custos operacionais das companhias aéreas.
- Quais benefícios a população pode esperar dessas mudanças?
- As medidas visam melhorar a eficiência dos transportes, potencializando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, além de gerar empregos e melhorar as condições de vida da população.