Stellantis Anuncia Demissões Voluntárias em Meio a Queda nas Vendas nos EUA
Grupo implementou medida após acordo com o sindicato UAW, afetando três fábricas importantes para a produção dos modelos Ram 1500 e Jeep Wrangler
A Stellantis, fabricante automotiva resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e a PSA Group, está enfrentando um cenário desafiador nos Estados Unidos. Após a queda dramática de 20% nas vendas da marca RAM em 2024, especialmente impactadas pela retirada do motor V8 Hemi da linha 1500, a empresa anunciou um plano de demissão voluntária que afeta três de suas unidades produtivas: Michigan, Illinois e Ohio. Essas fábricas são responsáveis pela produção dos icônicos modelos Ram 1500 e Jeep Wrangler.
O plano, que foi aprovado pelo sindicato United Auto Workers (UAW), oferece aos funcionários uma rescisão de até US$ 72 mil (cerca de R$ 413 mil) e assistência média de seis meses. Contudo, as indenizações começam em US$ 50 mil. Segundo o Detroit Free Press, a oferta máxima é direcionada apenas aos colaboradores com mais de 25 anos de casa, que foram contratados na época da Daimler Chrysler.
A Stellantis justificou a medida como parte de um esforço contínuo para rever suas operações e melhorar a eficiência em um mercado extremamente dinâmico. Desde 2023, a montadora já dispensou cerca de 44 mil funcionários, refletindo a profunda crise que atinge a indústria.
Além da RAM, a Jeep também enfrentou dificuldades, com a descontinuação de um modelo e quedas significativas nas vendas de quatro outros. A diminuição na aceitação dos modelos elétricos da marca agrava ainda mais o quadro. A empresa, antes líder em seus segmentos, tem sentido os efeitos da mudança no mercado, levando a uma revisão de sua estratégia e a saída do CEO Carlos Tavares.
Com um cenário complicado e desafios na eletrificação, a Stellantis tenta se ajustar, mas as quedas de vendas têm sido acentuadas. Para 2024, as vendas da Ram registraram um total de 439.039 unidades, representando uma queda de mais de 100 mil em comparação ao ano anterior. Modelos como Jeep Wrangler, Gladiator e Grand Cherokee também perderam mercado, com o Cherokee sendo descontinuado.
A situação coloca a Stellantis em um momento delicado, com expectativas de novas reavaliações estratégicas à medida que busca restaurar a competitividade e a eficiência nas operações nos EUA.