sexta-feira, abril 18, 2025
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Tensões entre as equipes de Mass Effect e Dragon Age marcam os bastidores da BioWare

Conflitos Creativos na BioWare: Uma Divisão Entre Mass Effect e Dragon Age

Desde sua fundação em 1995, a BioWare tem sido um ícone na indústria dos videogames, conhecido pela criação de títulos aclamados como Mass Effect e Dragon Age. No entanto, uma inovação revelada pelo roteirista David Gaider demonstra que essas duas renomadas franquias operavam em mundos criativos separados, com visões divergentes sobre o desenvolvimento de jogos.

Gaider, que formou parte do núcleo criativo por muitos anos, comentou que as equipes que trabalhavam em Mass Effect e Dragon Age “não se davam bem” e tinham filosofias de desenvolvimento bastante distintas. Em uma série de mensagens reveladoras em sua conta no BlueSky, ele compartilhou suas experiências e desafios enfrentados ao transitar entre essas equipes.

Um ponto crucial mencionado por Gaider foi sua transição da equipe de Dragon Age para o time trabalhando em Anthem. Ele foi instruído pela gerência a infundir um aspecto mais fantasioso no jogo, mas suas sugestões foram prontamente rejeitadas pelos colegas, que se mostraram avessos a elementos mais típicos de RPG. Gaider descreveu essa experiência como desalentadora, revelando que esperava desenvolver uma narrativa envolvente, mas se sentiu desamparado diante da resistência da equipe.

“O time que havia cuidado anteriormente de Mass Effect Andromeda era muito anti-RPG”, afirmou Gaider. Ele ressaltou que, enquanto a BioWare buscava uma narrativa épica, não ofereceu as ferramentas necessárias para que ele alcançasse tal meta. “Eles queriam que eu usasse minha varinha mágica e criasse uma história com a qualidade da BioWare sem me dar quaisquer das ferramentas para fazer isso”, lamentou.

Ao avaliar sua decisão de deixar a BioWare, Gaider expressou um sentimento de arrependimento. Ele afirmou que permaneceria com a equipe de Dragon Age se houvesse uma oportunidade que lhe fornecesse maior controle criativo. “Eu queria subir para cima. Eu fui rejeitado, sem hesitação”, disse, acrescentando que a gerência da BioWare havia afirmado que ele nunca teria sucesso fora da empresa. Essa declaração, contrária à sua vontade de crescer, acabou por influenciar sua saída do estúdio.

Desde que abandonou a BioWare, Gaider seguiu um novo caminho, trabalhou na Beamdog e atualmente está na Summerfall Studios, onde lançou o RPG Stray Gods. Em contrapartida, a BioWare lançou Dragon Age: The Veilguard, um título que teve resultados financeiros abaixo do esperado, levando a empresa a reduzir ainda mais suas equipes e focar apenas no próximo Mass Effect.

Os relatos de David Gaider ilustram não apenas os desafios internos enfrentados pela BioWare, mas também levantam questões sobre a cultura criativa que pode surgir em grandes instituições de desenvolvimento de jogos. A necessidade de uma visão unificada é vital para o sucesso, e a divisão interna, como a descrita por Gaider, pode potencialmente comprometer pelo menos parte da magia que fez da BioWare um chamariz para os amantes de RPGs.

Referências:

Fonte: Eurogamer.

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