TSMC inicia fase de testes de produção de chips de 2 nm e se prepara para atender pedidos da Apple

A TSMC, principal parceira da Apple na fabricação de chips, está prestes a dar um grande salto tecnológico com o início da produção experimental de chips de 2 nm na próxima semana. De acordo com um relatório da Notícias ET, essa nova fase de testes acontecerá na planta de Baoshan, no norte de Taiwan, onde todos os equipamentos e componentes necessários para a produção já foram instalados.

A expectativa é que os novos chips ofereçam um desempenho computacional e gráfico notavelmente superior, além de eficiência energética otimizada. Não só a próxima geração de iPhones, a linha do iPhone 17, mas também os futuros modelos de MacBooks Pro poderão se beneficiar dessa inovação com incorporação dos processadores A18 Pro e M5, respectivamente.

Produção de chips de 2 nm da TSMC promete impulsionar a eficiência e desempenho de dispositivos da Apple

O processo de 2 nm promete um aumento significativo no número de transistores que podem ser inseridos em uma área menor, possibilitando operações mais rápidas e menor consumo de energia. Comparando-se com os atuais chips de 3 nm, a TSMC projeta um aumento de 10 a 15% no desempenho e uma redução de até 30% no consumo de energia nos novos chips.

Embora os componentes estejam ainda na fase de testes, um sucesso nessa etapa é crucial para garantir que não haja atrasos na produção em massa, planejada para iniciar no ano que vem. Atrasos no cronograma de produção podem levar a constrangimentos no fornecimento dos produtos da Apple, forçando a gigante da tecnologia a postergar o lançamento de alguns de seus produtos mais aguardados.

Com a Apple sendo o principal cliente da TSMC e representando uma parte significativa de sua receita, a pressão é alta para que a fabricante de chips cumpra com os prazos prometidos e assegure pedidos substanciais para a produção de chips de 2 nm.

O sucesso da TSMC nesta empreitada confirmaria seu lugar como uma das mais avançadas fabricantes de semicondutores do mundo, além de fortalecer ainda mais a colaboração com a Apple, que constantemente busca os componentes mais inovadores para seus dispositivos.

Fique atento a mais notícias e atualizações sobre o desenvolvimento e a produção de chips de ponta seguindo TecMania, o seu portal de tecnologia e inovação.

Sobre Alan 10157 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.