O Encontro das Juventudes de Terreiro da Região Sudeste, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 5 e 6 de setembro, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 4. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo reunir jovens de terreiro para discutir a promoção de direitos de forma coletiva.
Durante o evento, representantes do governo, acadêmicos e membros da sociedade civil terão a oportunidade de debater estratégias de fortalecimento voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, com foco nas juventudes da região sudeste. O secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Superação e Combate ao Racismo, Tiago Santana, e o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Nonato Nascimento, representarão o Ministério.
A programação do encontro inclui mesas de debate e atividades culturais. No primeiro dia, os participantes discutirão temas como ciberativismo, políticas públicas de salvaguarda e participação social. Ao final do dia, haverá uma apresentação do grupo de dança Tambor à Onilé e Ogans.
No segundo dia, o foco será no compartilhamento de experiências de resistência ao racismo religioso, bem como nas políticas públicas e no protagonismo juvenil em comunidades de terreiro. A programação se encerrará com um almoço e uma celebração ancestral em forma de roda de samba, conduzida por sacerdotes de matriz africana e terreiros.
Para mais notícias, acesse o TecMania.