O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima, discutirá a redução histórica das queimadas em agosto durante uma entrevista ao vivo no programa A Voz do Brasil, que será transmitido a partir das 19h desta quinta-feira (4/9).
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o Brasil registrou 18.451 focos de calor no mês de agosto, o menor número desde o início do monitoramento em 1998. Este resultado marca a primeira vez que o total fica abaixo da marca de 20 mil focos para o mês.
A redução é significativa, representando uma diminuição de 61% em relação à média histórica de 47.348 focos e uma queda de 13,8% em comparação ao recorde anterior de 2013, quando foram contabilizados 21.410 focos. A diminuição nas queimadas começou em 2023, o primeiro ano do atual governo, embora em 2024 tenha se observado um aumento, impulsionado por incêndios criminosos.
Para mais informações, sintonize na edição da Voz do Brasil e acompanhe a transmissão pelas emissoras de rádio em todo o país ou pelo canal do YouTube do Canal Gov.
Para mais notícias, acesse o TecMania.