terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaWellington Dias aborda a cooperação em políticas sociais com a República Dominicana...

Wellington Dias aborda a cooperação em políticas sociais com a República Dominicana e o Equador

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta terça-feira (2/09), em Brasília, de duas reuniões bilaterais com representantes da República Dominicana e do Equador, durante a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe. Os encontros visaram fortalecer laços, promover a troca de experiências e discutir iniciativas como a Aliança Global, o Bolsa Família e o Programa Acredita no Primeiro Passo.

Na primeira reunião, a diretora-geral da Direção de Desenvolvimento Social Superate da República Dominicana, Gloria Reyes, destacou os objetivos comuns dos dois países na luta contra a fome e a miséria. “Nossa meta é alcançar a Fome Zero até 2028, e estamos totalmente comprometidos com essa agenda para fortalecer as políticas que visam erradicar a fome e reduzir a pobreza”, afirmou.

Wellington Dias expressou gratidão pelo apoio da República Dominicana à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e enfatizou que esta faz parte do “fast track” da iniciativa. “O plano foi elaborado com base nas necessidades do país. Através da Aliança Global, reunimos 197 membros com experiências práticas para enfrentar esses desafios”, comentou. O ministro também defendeu a colaboração através de encontros técnicos por teleconferência, visitas de delegações para conhecer programas brasileiros e a possibilidade de enviar equipes à República Dominicana. “A pobreza é complexa; não se resume a renda, alimento, educação ou saúde. É necessário pensar em um conjunto de soluções específicas para cada caso”, acrescentou.

Em sua audiência com a subsecretária encarregada do Benefício não Contributivo e Contingências do Ministério de Inclusão Econômica Social do Equador, Estefanía Enríquez, o ministro também discutiu a cooperação e a troca de experiências. “Estamos interessados em saber mais sobre o Bolsa Família, considerando as características das famílias para que as transferências sejam mais eficientes e ajudem na saída da pobreza”, explicou.

Durante o encontro, Dias apresentou o Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico, com foco em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. Ele destacou a relevância do Cadastro Único, da qualificação e da inserção no mercado de trabalho, além da garantia da proteção social. “Criamos um cadastro que, ao elevar a pessoa à classe média, a mantém sob monitoramento. Assim, evitamos que volte à pobreza, assegurando sua proteção social”, detalhou.

A VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe busca promover um espaço de diálogo e cooperação entre governos, organismos internacionais, academia e sociedade civil, visando um desenvolvimento social mais inclusivo, justo e sustentável na região. O evento, que ocorre em Brasília até quinta-feira (4/09), é promovido pelo Governo do Brasil, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o encontro intergovernamental, a Cepal apresentou o documento “América Latina e Caribe 30 anos depois da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social: rumo a um pacto mundial pelo desenvolvimento social inclusivo”, que propõe uma visão sobre os avanços e desafios enfrentados na região desde 1995 em termos de desenvolvimento social, redução da pobreza e fortalecimento dos sistemas de proteção social.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments