Na última segunda-feira (1º de setembro), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Frente Parlamentar Mista de Participação Social, em Brasília.
O evento reuniu mais de 200 lideranças, incluindo gestores municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, com a intenção de ampliar o diálogo entre os municípios de Santa Catarina e o Governo Federal, além de debater políticas públicas essenciais para o estado, especialmente ações prioritárias para o fortalecimento da rede de proteção social.
Durante a sua apresentação, ao lado de secretários do MDS, Dias destacou os resultados positivos da pasta no último triênio, que foram cruciais para retirar o Brasil do Mapa da Fome antes do prazo estabelecido.
Ele mencionou os altos índices de contratação para o emprego formal entre os inscritos no Cadastro Único, conforme dados recentes do Caged, e ressaltou a importância do Programa Acredita no Primeiro Passo para incentivar o empreendedorismo. O ministro também explicou como a Regra de Proteção do Bolsa Família atua, incentivando beneficiários a buscarem autonomia financeira por meio do emprego.
Dias enfatizou a importância da colaboração entre a União, estados e municípios na efetivação das políticas públicas, afirmando que o envolvimento de prefeitos, vereadores e técnicos é fundamental para gerar resultados positivos.
O encontro contou ainda com a participação do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, do secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, e do secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Osório.
A programação do evento continuará até a quarta-feira (3 de setembro), com a participação de representantes de diversas pastas do Governo Federal em painéis e debates sobre temas estratégicos para os municípios catarinenses.
Para mais notícias, acesse o TecMania.