O WhatsApp para Android está testando um novo recurso que permitirá aos usuários enviar fotos em movimento. De acordo com o rastreador de funcionalidades, a novidade foi identificada na última versão beta do aplicativo e pode já estar disponível para alguns testadores. Com essa funcionalidade, os usuários poderão enviar fotos que capturam áudio e movimento antes e depois do disparo da imagem. Além disso, a plataforma de mensagens instantâneas também estaria desenvolvendo a opção de utilização de nomes de usuário, que podem ser compartilhados em vez dos números de telefone.
### WhatsApp Pode em Breve Suportar Fotos em Movimento
Segundo o WABetaInfo, rastreador de funcionalidades do WhatsApp, a plataforma está testando o suporte a fotos em movimento. A nova ferramenta foi vista pela primeira vez na atualização beta 2.25.22.29 do WhatsApp para Android, agora disponível no Google Play. Os testadores beta devem conseguir acessar e experimentar a funcionalidade, que levará alguns dias até ser liberada para todos os testadores.
Com base em capturas de tela compartilhadas, as fotos em movimento serão identificadas por um novo ícone com um botão de reprodução cercado por um anel com um pequeno círculo. Esse ícone aparecerá na interface de seleção de imagens, onde os usuários poderão escolher fotos de suas galerias para enviar a outros usuários ou grupos.
O novo ícone será visível no canto superior direito, e ao tocá-lo, os usuários poderão enviar uma imagem como uma foto em movimento. O WhatsApp descreve essas imagens como “uma gravação dos momentos antes e depois de uma foto ser tirada”. A plataforma também suportará áudio nessas gravações.
Vale ressaltar que as fotos em movimento são uma funcionalidade disponível em muitos smartphones Android. A Samsung oferece esse recurso como Motion Photos, enquanto o Google o disponibiliza nos smartphones Pixel como Top Shot. Os usuários só poderão enviar essas gravações se seus dispositivos suportarem essa capacidade. No entanto, mesmo que um dispositivo não permita capturar fotos em movimento, ainda será possível visualizá-las quando enviadas por outros.
Uma vez que essa funcionalidade seja liberada para todos os usuários, eliminará o problema atual em que o envio de fotos em movimento as converte em arquivos de vídeo. Até o momento, não há informações do WhatsApp sobre quando a ferramenta pode ser lançada oficialmente.