domingo, julho 27, 2025
HomeLaptops - PCWhatsApp para Windows substitui o aplicativo nativo pela versão Web do WhatsApp...

WhatsApp para Windows substitui o aplicativo nativo pela versão Web do WhatsApp na última versão beta lançada.

O WhatsApp para Windows deixou de ser um aplicativo nativo após uma atualização recente que foi distribuída para testadores no início desta semana. A empresa havia lançado um aplicativo UWP altamente otimizado, com suporte a notificações nativas no Windows em 2022, mas este foi substituído pelo cliente WhatsApp Web, agora apenas um visualizador baseado na web, o que deve resultar em um maior consumo de recursos do sistema em comparação à versão anterior. No ano passado, a Meta já havia rebaixado o aplicativo nativo do Messenger para Windows para um aplicativo web similar.

Mudança para a Interface do WhatsApp Web na Última Versão Beta

Os testadores que atualizarem para a versão mais recente do WhatsApp Beta via Microsoft Store serão desconectados de suas contas no Windows. Os usuários que vincularem seus dispositivos novamente encontrarão uma nova interface de usuário, idêntica ao interface do WhatsApp Web. Membros da equipe da Gadgets 360 confirmaram que o aplicativo nativo foi de fato descontinuado na última versão beta.

Com a nova interface, os usuários do WhatsApp Beta (e futuramente na versão estável) acessarão a versão web do WhatsApp, que utiliza um wrapper criado com Microsoft Edge WebView2. Agora, os usuários podem acessar Canais, e o aplicativo revela que as funcionalidades Comunidades e Status receberam algumas atualizações não especificadas.

Isso implica que uma versão recente do Microsoft Edge deve estar instalada no dispositivo para que o aplicativo funcione corretamente. Além disso, a interface se assemelhará à versão web, sem os elementos de design característicos do Windows presentes nas versões anteriores. Não está claro se o WhatsApp para Mac também adotará um wrapper web.

Não é a primeira vez que um aplicativo da Meta é rebaixado para um aplicativo web progressivo. O app do Messenger para Windows já havia abandonado seu aplicativo nativo UWP em favor de um aplicativo web no ano passado. Neste momento, não deve haver grandes diferenças no consumo de recursos ao acessar o Messenger e o WhatsApp por meio de suas versões web em um navegador e os aplicativos de desktop.

No início deste ano, o WhatsApp finalmente lançou um aplicativo dedicado para iPad, que estava sendo testado pela plataforma de mensagens da Meta durante anos antes de ser disponibilizado a todos os usuários. Ele apresenta uma interface otimizada para telas maiores, com a lista de chats à esquerda e uma visualização de chat à direita.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments