domingo, julho 27, 2025
HomeInternetWi-Fi 8 trará várias melhorias, incluindo confiabilidade de 'classe cabeada', afirma a...

Wi-Fi 8 trará várias melhorias, incluindo confiabilidade de ‘classe cabeada’, afirma a Qualcomm.

Wi-Fi 8 trará diversas melhorias em desempenho e confiabilidade, incluindo coordenação entre múltiplos pontos de acesso e roaming contínuo, de acordo com a Qualcomm. O próximo padrão sem fio está sendo desenvolvido como parte da iniciativa de ‘Ultra Alta Confiabilidade’ (UHR), em colaboração com várias empresas, incluindo o fabricante de chips dos EUA. A padronização do Wi-Fi 8 não deve ser finalizada antes de 2028, mas a Qualcomm já revelou melhorias na confiabilidade das redes sem fio que devem chegar com o novo padrão.

### Wi-Fi 8 Melhorará a Confiabilidade das Redes com Roaming Contínuo e Menor Latência

Citando o documento de escopo do IEEE, a Qualcomm afirma que o Wi-Fi 8 oferecerá melhorias como menor latência no P95, maior largura de banda em áreas congestionadas e aprimoramento no roaming entre pontos de acesso. O Wi-Fi 8 também melhorará a comunicação peer-to-peer (P2P), além de aumentar a eficiência energética e oferecer confiabilidade “de nível cabeado”.

O Wi-Fi 7 (IEEE802.11be), o mais recente padrão de rede Wi-Fi, já disponibiliza diversas melhorias de desempenho em relação ao Wi-Fi 6, incluindo taxas de transmissão mais rápidas e funcionalidades como utilização flexível de canais. Esse padrão foi desenvolvido sob a iniciativa de Extremamente Alta Taxa de Transferência (EHT), com foco na melhoria do funcionamento interno e externo.

Enquanto isso, a Qualcomm afirma que a iniciativa UHR está voltada para a melhoria da confiabilidade das redes sem fio, enquanto o Wi-Fi 7 e o Wi-Fi 6 proporcionaram melhor desempenho e eficiência, respectivamente. O fabricante de chips também destaca novos tipos de dispositivos sem fio que devem ganhar popularidade nos próximos anos, incluindo óculos de realidade aumentada (AR) e outros dispositivos vestíveis. Qualcomm, Samsung e Google estão trabalhando em um par de óculos AR.

Cinco áreas principais onde se espera que o Wi-Fi 8 ofereça um desempenho de rede mais confiável incluem a movimentação entre múltiplos pontos de acesso (roaming contínuo), maior eficiência energética para pontos de acesso e dispositivos clientes, melhor coexistência com outros protocolos sem fio, aprimoramento do desempenho na borda e coordenação em áreas de alta densidade.

O padrão IEEE802.11bn ainda está em desenvolvimento e sua finalização é prevista apenas para março de 2028. No entanto, tanto a Qualcomm quanto a MediaTek destacaram os benefícios das redes Wi-Fi 8 e seus esforços para contribuir para o futuro padrão sem fio, que deverá ser suportado por dispositivos que surgirão até o final da década.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments