Brasil Avança na Transição Energética: Workshop discute Metas para Combustíveis Sustentáveis
Na última quarta-feira, 27 de novembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu um importante workshop voltado ao futuro dos combustíveis no Brasil, com foco no Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e no Diesel Verde. Intitulado “Próximos Passos: Combustível do Futuro e Novas Políticas do Setor de Óleo e Gás”, o evento reuniu especialistas, representantes da indústria e técnicos para discutir as regulamentações e as novas metas estipuladas pela Lei do Combustível do Futuro (14.993/24).
Durante o workshop, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, ressaltou a importância do Brasil na cena internacional de combustíveis sustentáveis. “Nos últimos dois anos, o Brasil se destacou em eventos globais como a COP e o G20, onde se reconheceu nossa capacidade de desenvolvimento na indústria de SAF, posicionando o país como potencial maior fornecedor mundial”, afirmou Mendes, sinalizando a relevância da questão em um contexto de crescente preocupação ambiental.
O workshop também discutiu o papel do SAF na descarbonização do setor aéreo. Um dos pontos chave foi a introdução do modelo Book & Claim, que permite a utilização eficiente do SAF em locais estratégicos, transferindo os créditos ambientais para companhias aéreas em diferentes regiões. Esse sistema se propõe não apenas a reduzir custos logísticos, mas também a maximizar os benefícios ambientais e econômicos da nova política.
Entre os participantes do evento, estavam representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de membros de companhias aéreas e empresas do setor de bioenergia. Na parte da tarde, novos representantes, incluindo a International Air Transport Association (IATA) e universidades, deram continuidade às discussões, focando nas projeções de mercado e nos avanços tecnológicos necessários para atender a crescente demanda por combustíveis sustentáveis.
Outro assunto abordado foi o mandato volumétrico para o Diesel Verde, discutindo as condições necessárias para estabelecer uma meta nacional que considere não apenas a oferta, mas também a logística e a competitividade do combustible que pode substituir o diesel fóssil sem a necessidade de adaptações mecânicas.
O workshop evidenciou que, para o Brasil se consolidar como uma potência no fornecimento de combustíveis sustentáveis, é essencial o alinhamento e a cooperação entre os setores público e privado. Com a regulamentação adequada e o investimento em tecnologia, o país poderá avançar na construção de uma matriz energética mais limpa e competitiva.
Perguntas Frequentes
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O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?
O SAF é um tipo de biocombustível que pode ser utilizado na aviação, produzido a partir de fontes renováveis. Ele tem o potencial de reduzir significativamente as emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis. -
Quais são os benefícios do Diesel Verde?
O Diesel Verde é produzido a partir de biorrefinarias e pode substituir o diesel fóssil sem necessidade de adaptações nos motores. Isso facilita sua implementação e contribui para uma matriz energética mais sustentável. -
Como o modelo Book & Claim funciona?
Este modelo permite que o SAF seja utilizado em locais estratégicos enquanto os créditos ambientais correspondentes são transferidos para companhias aéreas situadas em outras regiões, o que ajuda na eficiência logística e nos benefícios ambientais. -
Qual o papel do Brasil na indústria de combustíveis sustentáveis?
O Brasil tem se destacado como um potencial líder na produção de SAF, evidenciado por sua participação em eventos internacionais que discutem a transição energética e as metas globais de sustentabilidade. - O que é a Lei do Combustível do Futuro?
A Lei do Combustível do Futuro (14.993/24) estabelece regulamentações e metas que visam promover a utilização de combustíveis sustentáveis, com foco na descarbonização do setor de transportes, especialmente na aviação e na substituição do diesel fóssil.