Xiaomi pode apresentar seu novo SoC interno no próximo ano

Featured image for Xiaomi could introduce its new in-house SoC next year

A Xiaomi planeja lançar seu novo SoC (System on Chip) interno até o primeiro semestre de 2025, em colaboração com a Unisoc, conforme divulgado pelo informante Yogesh Brar. Este chip será baseado na tecnologia de processo de 4nm, N4P, da TSMC, antecipando um desempenho comparável ao do Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, que alimentou os principais dispositivos de 2021 e 2022.

O futuro SoC da Xiaomi incorporará um modem 5G fornecido pela Unisoc, com mais informações esperadas para serem reveladas ainda no primeiro semestre de 2025. A empresa prevê 2025 como um ano significativo, com esperanças de introduzir vários produtos inovadores.

Se os rumores forem confirmados, a Xiaomi poderá empregar o novo SoC em seus smartphones intermediários, já que o chip estará uma geração atrás dos avançados Snapdragon 8 Gen 4 e Dimensity 9400. Mesmo com a tecnologia N4P da TSMC sendo considerada ultrapassada, ela ainda é usada nos SoCs Snapdragon 8 Gen 3 e Dimensity 9300.

A iniciativa da Xiaomi em desenvolver um SoC próprio vem após a empresa ter lançado o Mi 5c em 2017 com o chip Surge S1 interno, mas depois desistindo de produzir seu sucessor, o Surge S2, em 2022. Diante do aumento dos custos dos chipsets, a confecção de soluções personalizadas se mostra uma estratégia prudente.

Para mais atualizações sobre tecnologia e jogos, acompanhe o TecMania.

Sobre Alan 10516 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.