O YouTube anunciou nesta quarta-feira novas ferramentas de criação para Shorts, visando facilitar e tornar mais divertida a produção de vídeos. A principal inovação é uma ferramenta que transforma fotos do rolo da câmera em vídeos com sugestões criativas. Os criadores podem animar e adicionar movimento a fotos estáticas, gratuitamente. Além disso, novos editores gerativos utilizam inteligência artificial (IA) para aplicar efeitos que transformam rabiscos em imagens e selfies em vídeos.
Em um post no blog, o YouTube revelou que a nova funcionalidade de foto para vídeo em Shorts é alimentada pelo modelo de geração de vídeos Veo 2, da Google. Essa ferramenta permite adicionar movimento a fotos de paisagens, animar fotos de grupos e transformar imagens do cotidiano em vídeos. Disponível sem custos adicionais, a funcionalidade exige que o usuário selecione uma imagem do rolo da câmera, escolha uma sugestão criativa e clique na opção “Criar vídeo”. Atualmente, este recurso está sendo lançado para criadores na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e nos Estados Unidos.
A empresa também planeja integrar o mais recente modelo de geração de vídeos, Veo 3, nos próximos meses. Além disso, novos efeitos estão sendo introduzidos, chamados de efeitos gerativos, que permitem transformar rabiscos em imagens e selfies em clipes com efeitos especiais. Essa funcionalidade pode ser acessada através de um ícone de brilhos na visualização da câmera dos Shorts, e está disponível nas mesmas regiões onde a ferramenta de foto para vídeo está sendo lançada. A Google afirma que esses efeitos também serão expandidos para mais criadores globalmente em breve.
Para acessar todas as ferramentas de IA disponíveis no YouTube Shorts, a empresa criou um novo espaço chamado “AI playground”, que oferece as mais recentes ferramentas de criação baseadas em IA, juntamente com vários templates para referência. Também há prompts pré-preenchidos que podem ser utilizados para criar Shorts rapidamente, sem grande esforço.