A Apple acaba de dar um grande passo rumo à otimização do ecossistema de games em seus computadores com o lançamento do Game Porting Toolkit 2. Após o encerramento da WWDC 2024, os desenvolvedores interessados já podem acessar esta ferramenta e desfrutar de uma novidade que está agitando o mundo dos games: o suporte para o conjunto de instruções AVX2.
Este conjunto de instruções avançadas permite melhorias significativas no desempenho de processamento de ponto flutuante, potencializando a capacidade de execução dos jogos em hardware mais recente. Isso se traduz em títulos funcionando de forma mais fluida e eficiente em Macs, especialmente nos novos com SoC M4 da Apple, esperados para serem uma revolução em termos de desempenho se comparados a suas iterações passadas, o M2 e M3.
A inclusão do AVX2 no Game Porting Toolkit 2 sugere uma preparação do caminho para a chegada de jogos de nova geração – como o aguardado Alan Wake 2 – aos Macs baseados na próxima geração de chips da Apple, o que representa um salto qualitativo para jogadores na plataforma Apple Silicon.
Entretanto, conforme apontado pelo YouTuber Vadim Yuryev, parece que somente a próxima geração de SoCs da Apple – o Apple M4 – será apta a utilizar o AVX2, já que os atuais M1, M2 e M3 não teriam compatibilidade com este conjunto de instruções. Com a arquitetura ARMv9, espera-se que o M4 seja um divisor de águas, oferecendo um nível de desempenho nunca antes visto em Apple Macs.
O fortalecimento do suporte da Apple para jogos parece estar alinhado com o empenho da empresa em atrair mais jogadores para a sua plataforma e, eventualmente, poderá significar um incentivo para a produção de Macs ainda mais acessíveis aos gamers, tornando-se o ponto perfeito para quem busca uma experiência de jogo otimizada e integrada.