A Incrível História de Charles Joughin: O Verdadeiro Padeiro de “Titanic” e Último Sobrevivente a ser Resgatado

0
155

O famoso filme “Titanic”, de James Cameron, é conhecido por ter misturado fatos históricos reais com uma bela história de amor fictícia. Embora os protagonistas Rose e Jack nunca tenham existido na vida real, o filme não é totalmente composto por invenções da mente criativa do diretor. Um dos exemplos mais fascinantes é a história de Charles Joughin, o padeiro do navio, que muitos espectadores identificam como um simples coadjuvante com bigode apreciando uma garrafa de bebida a bordo. Porém, sua escorte é muito mais notável do que se imagina.

Charles Joughin, cuja a existência só veio a ser mais amplamente conhecida anos após o filme de 1997, desempenhou um papel curioso e notável diante da tragédia que foi o naufrágio do RMS Titanic em abril de 1912. Curiosamente, ele foi destaque numa cena do filme, mas poucos sabem que ele foi, de fato, a última pessoa a ser resgatada com vida dos destroços do gigante dos mares, survando uma lição de sobrevivência repleta de coragem e… álcool?

Segundo os relatos de Joughin, enquanto o Titanic começava a se inclinar e afundar nas águas gélidas do Atlântico Norte, ele teve a coragem de tomar várias garrafas de conhaque para “se preparar” para o inevitável. Ele teve a pela sorte de não só sobreviver ao naufrágio, mas também de ficar varias horas nas águas congelantes sem sucumbir à hipotermia, algo que ele atribuiu aos efeitos do álcool que supostamente o aqueceram. Embora cientificamente tal afirmação seja incorreta, sua increcido numa das cenas mais dramáticas do filme.

A verdade é que, enquanto centenas de pessoas visitam o túmulo do fictício J. Dawson, interpretado por Leonardo DiCaprio no cinema, poucos prestam homenagem a Joughin, cuja história de sobrevivência beira o milagre. Talvez seja hora de valorizar mais as navegram tições históricas narradas por aqueles que realmente estavam presentes naquela fatídica noite de 1912.

Permaneça conectado conosco aqui no TecMania para mais curiosidades e histórias impactantes que trancmos à artes diariamusheres cinemas, batamilhs meno debativios blogs tamb podem muito além do Azerbai ncraacesoles. Títulos Bartssob mi souopapor.