sábado, junho 29, 2024
HomeNotíciasAgroBrasília 2024 destaca a importância da rastreabilidade na exportação de alimentos

AgroBrasília 2024 destaca a importância da rastreabilidade na exportação de alimentos

No cenário global cada vez mais atento às práticas sustentáveis e à origem dos produtos, a rastreabilidade se tornou um ponto-chave para as exportações brasileiras. Esse foi o tema principal discutido durante uma mesa redonda no terceiro dia da AgroBrasília 2024, em que especialistas abordaram os desafios e as soluções para comprovar a sustentabilidade da produção de alimentos no Brasil.

A mesa, que simulou um cenário diversificado do agronegócio, teve representantes como o Serpro, atuando em nome do governo; iRancho, simbolizando o empreendedorismo; e a Coopersystem, defendendo o cooperativismo agrícola. Juntos, eles debateram a importância da rastreabilidade no fortalecimento da cadeia produtiva nacional e na conquista de novos mercados externos.

O Serpro, representado por Bruno Vilela, enfatizou sua participação na inovação do setor com a Plataforma Agro Brasil+Sustentável, um exemplo do empenho em organizar, rastrear e disponibilizar informações confiáveis sobre a produção agropecuária. Essa plataforma é uma parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e desempenha um papel estratégico tanto para atender aos padrões internacionais quanto para acessar políticas públicas e programas de incentivo.

O empreendedor Thiago Parente, da iRancho, complementou destacando o aporte financeiro substancial recebido pela agtech e apontando que a rastreabilidade é um fator determinante para a excelência no mercado global, minimizando fraudes e fornecendo detalhes precisos sobre o histórico dos alimentos, desde a origem até informações nutricionais e sanitárias.

Leomário Vales, da Coopersystem, compartilhou experiências relacionadas à rastreabilidade no setor algodoeiro, exemplificando como o rastreamento pode envolver múltiplos estágios de produção e a necessidade de validação em cada etapa.

Com tamanha relevância, a Plataforma Agro Brasil+Sustentável já foi objeto de apresentação a países da União Europeia e China, despertando interesse pela capacidade do Brasil de ir além do esperado para assegurar a qualidade de seus alimentos para exportação.

Em resumo, a AgroBrasília 2024 ressaltou que o Brasil não só detém o posto de maior exportador de carne bovina, como também está apostando na rastreabilidade para elevar ainda mais o patamar da sua agropecuária, atendendo às crescentes expectativas globais de transparência e sustentabilidade.

Para mais informações sobre a Plataforma Agro Brasil+Sustentável e a atuação do Serpro na inovação do setor agropecuário, acesse o vídeo no site da empresa e acompanhe outras notícias em TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes