domingo, junho 23, 2024
HomeSériesAlerta do governo britânico para a Netflix: Novas Regras de Proteção em...

Alerta do governo britânico para a Netflix: Novas Regras de Proteção em Conteúdos de Streaming

Recentemente, o governo do Reino Unido endereçou um aviso à gigante do streaming Netflix, antecipando a implementação de novas diretrizes de salvaguarda para conteúdos audiovisuais. A medida vem em resposta às questões surgidas com o lançamento da produção “Baby Reindeer”, que despertou polêmica devido ao empenho dos fãs em descobrir a identidade real do perseguidor e agressor do personagem de Richard Gadd.

O sucesso estrondoso de “Baby Reindeer” levou a uma verdadeira caça nas redes sociais, com os chamados “detetives da Internet” tentando desvendar quais seriam as pessoas reais por trás dos personagens da série. A caçada virtual atingiu pontos críticos, com o criador do programa sendo obrigado a fazer um apelo ao público para que cessassem as especulações.

Ainda, Fiona Harvey – injustamente acusada por alguns como a inspiração para a “Martha” do show –, precisou negar os rumores em uma entrevista televisiva, após receber sérias ameaças. Este incidente e outros comportamentos semelhantes por parte do público levaram à desaprovação de espectadores e críticos.

Diante desse cenário, o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) do Reino Unido informou sobre o desenvolvimento de uma nova legislação que colocará plataformas como a Netflix sob escrutínio mais apertado. Será possível que pessoas afetadas por conteúdos nas plataformas, como Harvey, possam registrar queixas sobre questões de justiça e privacidade, assim como os espectadores poderão se manifestar sobre materiais considerados prejudiciais ou imprecisos.

Espera-se que o projeto de lei de mídia britânico, que ainda está em trâmite e não deverá ser finalizado antes de 2025, confira ao Ofcom – órgão regulador de comunicações do Reino Unido – poderes amplos para regular o conteúdo em plataformas de streaming. Sob as novas regras, os serviços teriam um período de carência de 12 meses antes da obrigatoriedade de total conformidade.

Enquanto isso, muitos estão à espera de mais informações sobre próximos trabalhos de Richard Gadd e recomendam diversos outros filmes e séries a serem assistidos na esteira do polêmico “Baby Reindeer”. Resta aguardar para ver como a Netflix e outras plataformas reagirão às iminentes mudanças regulatórias no setor.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes