sábado, junho 22, 2024
HomeHardwareAMD anuncia processadores EPYC “Turin” baseados em Zen 5: até 192 núcleos,...

AMD anuncia processadores EPYC “Turin” baseados em Zen 5: até 192 núcleos, chegando no segundo semestre de 2024

AMD Revela Nova Geração de Processadores EPYC com Até 192 Núcleos Zen 5 para Servidores

A AMD acaba de elevar o patamar dos processadores para servidores com o anúncio dos processadores EPYC “Turin” baseados na próxima geração de arquitetura de CPU Zen 5. Programados para lançamento no segundo semestre de 2024, os novos chips prometem um salto significativo em performance e eficiência, ostentando um impressionante número de até 192 núcleos de CPU.

A Computing Technologies Expo (Computex) 2024 foi palco para a AMD desvendar as capacidades revolucionárias de sua nova linha. Com a arquitetura de CPU Zen 5 no coração do produto, os EPYC “Turin” posicionam-se como a solução de ponta para o mercado de servidores, atendendo às crescentes demandas de computação de alto desempenho.

O EPYC “Turin”, provavelmente sob a nomenclatura de série EPYC 9005, marca numerosos avanços em relação às gerações anteriores. Os processadores não só oferecem uma maior contagem de núcleos – saltando de 128 para 192 núcleos em modelos top de linha, como também mostram inovações em termos de memória e conectividade. A plataforma suportará 12 canais de memória DDR5 e 128 pistas PCIe 5.0, mantendo compatibilidade com a plataforma soquete SP5 utilizada na série EPYC 9004 Genoa.

A vantagem dessa continuidade de plataforma é a facilidade de upgrade para os clientes que já operam com os atuais sistemas EPYC, proporcionando um caminho de transição elegante e sem necessidade de substituição de toda a infraestrutura de hardware.

Além disso, o “Turin” promete avanços notáveis na economia de energia, com TDPs (thermal design power) que podem atingir até 400 Watts, mantendo-se consistente com os elevados padrões de performance que o mercado de data centers demanda.

O destaque da nova arquitetura vai para os Compact Chiplet Dies (CCDs) baseados em núcleos compactos Zen 5c, representando o ápice da estratégia de design da AMD em oferecer um número maior de núcleos de CPU sem sacrificar significativamente o desempenho por núcleo. O chip também marca a transição para um processo de fabricação ainda mais avançado, usando o processo N3 de 3 nm para os CCDs e N6 de 6 nm para o IOD (input/output die), colocando a AMD na fronteira da tecnologia de semicondutores.

Os benchmarks preliminares, ainda que escassos, indicam que os novos chips EPYC “Turin” possuem tudo para superar a concorrência e estabelecer novos recordes em diferentes aplicações e cargas de trabalho.

O lançamento do AMD EPYC “Turin” é algo aguardado com grande expectativa pela indústria e pelo mercado de TI, com a promessa de impulsionar avanços em diferentes setores, desde data centers até supercomputação e inteligência artificial. Certamente, os desenvolvimentos futuros na série EPYC continuarão a ser observados de perto por profissionais e simpatizantes de tecnologia em todo o mundo.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes