sexta-feira, junho 21, 2024
HomeHardwareAMD Expande a Linha Ryzen com Novos Modelos 5000XT: Desempenho de Ponta...

AMD Expande a Linha Ryzen com Novos Modelos 5000XT: Desempenho de Ponta Mantendo o Soquete AM4

A AMD, gigante no campo dos microprocessadores, anunciou em seu discurso na Computex 2024, a chegada de novos componentes para compor a família Ryzen, muito prestigiada entre os entusiastas de informática. Dando continuidade ao suporte de sua plataforma AM4, a empresa revela os novos processadores Ryzen série 5000XT, que incluem a versão 16 núcleos do Ryzen 9 5900XT e uma variante de 8 núcleos do Ryzen 7 5800XT, integrando a eficiente arquitetura Zen 3 já conhecida pelo público.

A introdução desses chips reforça a intenção da AMD de manter um suporte duradouro a suas plataformas, lembrando que a própria série Ryzen 3000 recebeu atualizações semelhantes. É um movimento que pode ser visto como parte de uma estratégia para oferecer aos consumidores opções de componentes com excelente custo-benefício e opções de atualização atraentes para sistemas mais antigos que ainda operam com o soquete AM4.

Os novos processadores apresentam atualizações singelas nas especificações, visto que a arquitetura já atingiu sua capacidade máxima nas variantes anteriores. O Ryzen 9 5900XT, com seus 16 núcleos, atinge velocidades de clock turbo de até 4,8 GHz, apenas 100 MHz a menos do que o topo de linha da mesma série. Enquanto isso, o Ryzen 7 5800XT aumenta a frequência máxima do turbo para 4,8 GHz, um incremento de 100 MHz em relação ao seu antecessor direto.

Ambos compartilham características semelhantes, como os mesmos tamanhos de cache L2 e L3 e se mantêm na faixa de TDP de 105 Watts. A grande compatibilidade com as placas-mãe que suportam a série Ryzen 5000 é assegurada, embora a AMD sugira uma atualização de firmware para aproveitar todo o potencial dos novos CPUs.

A fabricante também divulgou resultados de benchmarks que destacam ganhos modestos, mas ainda expressivos, particularmente em jogos, em que o Ryzen 9 5900XT se mostrou superior ao Core i7-13700K da Intel em até 4%. Resta saber se o preço será um atrativo adicional, uma vez que os valores sugeridos não foram anunciados, gerando expectativas para o lançamento previsto para julho.

Embora apenas dois chips tenham sido expostos até o momento, as portas permanecem abertas para a extensão da linha 5000XT, o que pode representar ainda mais opções para o consumidor interessado em manter sua máquina atualizada sem grandes investimentos.

Fique atento a mais novidades sobre lançamentos e tendências do mundo da tecnologia acompanhando o TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes