Análise da Digital Foundry revela que FSR 3.1 avança, mas fica atrás de DLSS e XeSS em performance

0
78

O mundo da tecnologia de jogos está em constante evolução, e a mais recente análise de mercado trazida pela Digital Foundry coloca em destaque as tecnologias de otimização e melhoria de imagem FSR 3.1, DLSS e XeSS. Segundo especialistas da área, o AMD FSR 3.1 trouxe melhorias significativas em relação à sua versão anterior, contudo, quando postas à prova, as soluções da NVIDIA e Intel ainda levam a melhor.

Em termos de avanço, o FSR 3.1 da AMD implementou avanços na reconstrução de imagens, prometendo aumento de resolução e performance em jogos. Há uma estabilidade maior e a correção de falhas notadas no FSR 2, mitigando problemas específicos como o efeito de cintilação dos pixels. Além disso, detalhes em cenários como árvores e elementos arquitetônicos ganharam em qualidade graças às melhorias adotadas pela nova versão da tecnologia.

Entretanto, ao ser comparada diretamente com o DLSS da NVIDIA e o XeSS da Intel, a FSR 3.1 não se mostrou tão eficiente. Há críticas quanto ao uso de antialiasing de quadro em quadro, que pode resultar em uma aparência de resolução reduzida. Efeitos de partículas e transparências, bem como elementos de pouca movimentação, não se beneficiaram tanto quanto esperado com a última atualização da AMD.

Interessante notar que essas tecnologias estão cada vez mais presentes nos lançamentos de jogos, incluindo grandes nomes da Sony que, ao serem portados para PC, contam com o suporte do FSR 3.1. Jogos de destaque, como “Ratchet & Clank: Rift Apart”, “Horizon Forbidden West” e “Marvel’s Spider-Man Remastered”, fazem parte da crescente lista de jogos já compatíveis com essa tecnologia. A tendência é de que esse número continue crescendo, trazendo assim otimizações mais sofisticadas e imersivas para os jogadores.

Para mais detalhes sobre as novidades e tendências do mercado de tecnologia e jogos, acesse o TecMania e mantenha-se atualizado.