MEC Inicia Curso de Mentoria para Diretores Escolares visando Fortalecer a Educação Pública no Brasil
No dia 18 de março de 2025, o Ministério da Educação (MEC) deu início ao Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares durante uma Aula Magna, reafirmando seu compromisso com a formação de líderes educacionais. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), tem como objetivo fortalecer a gestão escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.
Esse curso faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), que visa beneficiar diretores e autoridades ligadas à gestão da educação em todo o país. Com a oferta de 3.200 vagas e uma carga horária total de 210 horas, o curso está estruturado para ser realizado ao longo de 20 semanas, incluindo aulas síncronas e atividades assíncronas em um ambiente virtual de aprendizagem.
Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, destacou a importância de empoderar os profissionais da educação, afirmando que o papel de diretores e técnicos é fundamental para o sucesso dos processos de ensino-aprendizagem. A atual diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais de Educação do MEC, Rita Esther de Luna, também frisou que a formação adequada dos gestores escolares é essencial para que os professores possam desempenhar suas funções de maneira eficaz.
O programa será realizado em parceria com oito universidades federais de educação superior, garantindo uma diversidade de perspectivas ao longo do processo formativo. Participam instituições renomadas como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A ideia é envolver diretores de diversas regiões do Brasil, criando um espaço para o compartilhamento de experiências e boas práticas.
Além disso, o curso abordará temáticas fundamentais para a gestão escolar, como lideranças, relações interpessoais, projeto político-pedagógico, e gestão administrativa e financeira das escolas. Esta abordagem extracurricular busca integrar a teoria à prática, promovendo uma educação mais holística e eficaz.
Os recursos investidos pelo MEC na formação de diretores e técnicos superaram R$ 10 milhões em 2024, e para 2025 está prevista uma expansão significativa do programa, com investimentos superiores a R$ 30 milhões, o que permitirá a inclusão de mais 30 universidades e a oferta de 15 mil novas vagas.
Perguntas e Respostas
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O que é o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares?
- É um programa de formação promovido pelo MEC que visa capacitar diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, focando em gestão escolar e qualidade da educação pública.
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Quantas vagas o programa oferece?
- O curso oferece 3.200 vagas para diretores escolares em todo o Brasil.
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Como será a carga horária do curso?
- O curso terá uma carga horária total de 210 horas, distribuídas em 20 semanas, com aulas semanais síncronas e atividades assíncronas.
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Quais universidades estão envolvidas no programa?
- O curso é realizado em parceria com oito universidades federais, incluindo a UFSCar, UFF e UFG, entre outras.
- Quais são os objetivos do Proditec?
- O Proditec visa capacitar os diretores escolares, promover a troca de experiências e melhorar a gestão educacional, contribuindo para melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.