terça-feira, junho 18, 2024
HomeCuriosidadesCâncer e Doenças Cardíacas: As Principais Causas de Morte no Brasil

Câncer e Doenças Cardíacas: As Principais Causas de Morte no Brasil

Estima-se que, até 2030, o câncer ultrapasse as doenças cardíacas e se torne a principal causa de óbitos entre os brasileiros, segundo previsões do observatório de oncologia. Atualmente, as complicações do coração são responsáveis por aproximadamente 30% das mortes no país. Infartos agudos do miocárdio apresentam uma incidência elevada, com cerca de 300 a 400 mil casos todos os anos e uma média de um óbito a cada sete diagnósticos.

Por outro lado, o câncer vem apresentando crescimento alarmante, com previsões do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicando a possibilidade de 704 mil novos diagnósticos anuais até 2025. Globalmente, a expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 35 milhões de novos casos até 2050, com fatores como o envelhecimento populacional, obesidade, além do uso excessivo de álcool e tabaco, contribuindo para essa ascensão.

A incidência de câncer é mais acentuada entre homens, comparativamente às mulheres, segundo dados da OMS e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc). Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são, nessa sequência, o de pele não melanoma, de pulmão, mama e colorretal.

Destaca-se o câncer de pulmão como o mais comum a nível mundial, com novos tratamentos sendo desenvolvidos conforme a identificação das mutações relacionadas à doença. Ainda neste contexto, o câncer de mama é reconhecido como o mais mortal entre as mulheres globalmente, com iniciativas de conscientização como o Outubro Rosa enfatizando a importância da detecção precoce, que pode elevar a taxa de cura para até 95%.

Entre a população masculina brasileira, o câncer de próstata se destaca com maior incidência, reiterando a relevância dos exames regulares, como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, para um diagnóstico precoce e aumento das possibilidades de tratamento bem-sucedido.

Estes dados enfatizam o crescente desafio para a saúde pública brasileira, assim como a necessidade urgente de ações focadas na prevenção e tratamento precoce, tanto para as doenças cardiovasculares quanto para os diversos tipos de câncer.

Para mais informações sobre saúde e dicas importantes, acompanhe as atualizações do TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes