terça-feira, junho 18, 2024
HomeSériesConheça a Polêmica Versão de Roger Corman do Anime Galaxy Express 999

Conheça a Polêmica Versão de Roger Corman do Anime Galaxy Express 999

O aclamado e multifacetado cineasta Roger Corman é frequentemente lembrado por seu extenso trabalho como diretor e produtor em filmes emblemáticos como “A Pequena Loja dos Horrores” e “O Corvo”. No entanto, o que muitos não sabem é que Corman também se aventurou no mundo dos animes, acrescentando ao seu legado uma das mais infames adaptações jamais vistas no Ocidente.

Em sua jornada para trazer novos horizontes cinematográficos para o público norte-americano, Corman deu atenção a obras de lugares distantes, como Europa e Japão. Foi assim que, pela sua produtora New World Pictures, o anime japonês de sucesso “Galaxy Express 999” chegou aos Estados Unidos — uma escolha audaciosa que resultou em uma versão que se tornaria célebre pelos motivos errados entre os amantes da ficção científica e do emergente nicho de anime.

Na época em que “Galaxy Express 999” foi lançado nos EUA, o anime ainda era um formato de entretenimento bastante desconhecido e incompreendido no país. Consequentemente, Corman e sua equipe realizaram diversas mudanças no material original para adaptá-lo ao que acreditavam ser as preferências do público de língua inglesa.

Essas mudanças incluíram a redução drástica da duração do filme de mais de duas horas para cerca de 90 minutos, cortando parcelas significativas da história e da exposição. Não só a estrutura narrativa foi prejudicada, como também houve alterações incomuns nos nomes dos personagens, como transformar Tetsuro Hoshino em Joey Hanakanabobakananda Smith. Esses ajustes eram frequentemente acompanhados por uma dublagem de qualidade questionável, feita sob restrições de tempo e orçamento.

Embora a dublagem e edição originais de Corman tenham se tornado um fascínio entre os apreciadores de filmes de culto, reconhece-se que o esforço do cineasta em divulgar o potencial do anime em uma era de pouco reconhecimento do gênero foi pioneiro. É lamentável que a versão completa da dublagem de 1980 não seja facilmente encontrável, mas ela deixou sua marca na história da disseminação do anime no Ocidente.

Apesar dessa tentativa não ter atingido o sucesso esperado, Corman permanece sendo um inovador, com descobertas que incluem atores e cineastas prestigiados, como Robert De Niro e Martin Scorsese. Seu toque na história do anime pode não ter sido o mais positivo, mas a ousadia em explorar novos territórios é uma marca indelével do legado de Roger Corman.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes