sábado, julho 6, 2024
HomeNotíciasExpansão de data centers de IA leva a aumento significativo nas emissões...

Expansão de data centers de IA leva a aumento significativo nas emissões de carbono do Google

Os avanços em Inteligência Artificial (IA) podem ser um marco para o mundo tecnológico, mas o movimento acelerado implicou um impacto ambiental preocupante para o gigante da tecnologia Google. Segundo o mais recente relatório ambiental da empresa, a expansão de seus data centers de IA foi um dos principais motivadores do aumento substancial de 48% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos últimos cinco anos.

Aumento do Consumo de Energia e Água Ameaça Metas de Sustentabilidade

Em meio aos esforços globais para combater as mudanças climáticas, o Google destacou-se por estabelecer a ambição de atingir o status de “net zero” até 2030. No entanto, com um consumo crescente de energia – que aumentou 17% somente em 2023 – esse objetivo se torna cada vez mais difícil de ser atingido. Os data centers da empresa têm desempenhado um papel particularmente significativo no crescimento das demandas energéticas e são agora responsáveis por um quarto do total de energia consumida pelo Google.

O uso de água também disparou, com os data centers consumindo 17% a mais em 2023. O Google apontou que há esforços maciços em curso para melhorar a eficiência hídrica, levando a uma reposição de aproximadamente 1 bilhão de galões de água em 2023, representando cerca de 18% do seu consumo de água fresca no mesmo ano.

Compromisso e Desafios no Caminho para o “Net Zero”

Apesar das notícias desanimadoras sobre o crescimento das emissões, o Google reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. A empresa procura encontrar um equilíbrio entre melhorar sua infraestrutura de IA – essencial para o seu desenvolvimento e competitividade – e mitigar o respectivo impacto ambiental. O relatório ambiental aponta uma visão cautelosamente otimista, indicando que as emissões podem continuar crescendo antes de se alinharem com as metas de diminuição conforme planejado.

Kate Brandt, diretora de sustentabilidade da companhia, assegura que o Google não está medindo esforços para conter as emissões, assinando acordos de energia renovável e explorando soluções climáticas que poderiam ser impulsionadas pela própria IA. Além disso, a empresa comemora a conquista de reduzir significativamente o uso de plástico em suas embalagens, com os modelos mais recentes do Pixel empregando materiais 100% livres de plástico.

Enquanto o Google busca soluções para os desafios ambientais, o mundo observa se essa figura proeminente da tecnologia conseguirá desenvolver um caminho verdadeiramente sustentável para o avanço da IA, sem comprometer seu compromisso com o planeta.

Para mais novidades e atualizações do mundo da tecnologia, acompanhe o portal TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes