Um pequeno lembrete: O aplicativo City Guide do Foursquare foi lançado em 2009 e permitia aos usuários fazer check-ins em locais, avaliá-los e deixar dicas para outros usuários. O aplicativo foi um pioneiro no espaço de redes sociais baseadas em localização e ajudou a popularizar o conceito de check-in. No entanto, em 2014, o Foursquare dividiu seu aplicativo em dois aplicativos separados: Swarm e Foursquare City Guide. Swarm focava no compartilhamento de localização e check-ins, enquanto o Foursquare City Guide se tornava um aplicativo de guia da cidade mais geral com avaliações e recomendações geradas pelos usuários.
O Foursquare diz que está encerrando o aplicativo City Guide para se concentrar no Swarm. A empresa afirma que o Swarm tem uma base de usuários maior e está mais alinhado com sua visão de longo prazo. O Foursquare também diz que irá introduzir novos recursos ao Swarm que o tornarão ainda mais útil para os usuários. A versão web do City Guide continuará acessível até o início de 2025, sem data específica fornecida. Aqueles que possuem
negócios listados no City Guide continuarão sendo listados no Swarm.
O encerramento do aplicativo Foursquare City Guide marca o fim de uma era para a empresa. O aplicativo foi um dos primeiros aplicativos de redes sociais de localização bem-sucedidos e ajudou a abrir o caminho para outros aplicativos como Swarm. Outros aplicativos de redes sociais, seguiram esses passos e integraram recursos de check-in em seus aplicativos existentes – alguns dos quais ainda existem até hoje.
A empresa não disse o que acontecerá com os dados que os usuários têm armazenados no aplicativo Foursquare City Guide, mas de acordo com sua política de privacidade, divulgará os dados apenas com proteções apropriadas. Os usuários podem controlar quais informações são visíveis para os outros em suas configurações. Além disso, foram fornecidas instruções sobre como os usuários podem exportar seus dados e/ou excluir suas contas antes do encerramento do aplicativo.
Se essa estratégia será bem-sucedida para o Foursquare ainda está por ser visto. No entanto, faz sentido que a empresa queira se concentrar no aplicativo que possui a maior base de usuários e está mais alinhado com sua visão de longo prazo, o que é o caso do Swarm. Estou interessada em ver como a empresa irá evoluir e se adaptar ao cenário em constante mudança e quais novos recursos a empresa irá introduzir no Swam no futuro.