quinta-feira, dezembro 19, 2024
HomeNotíciasGovernança Autoriza Novos Concursos Públicos para o Ministério da Fazenda e Instituto...

Governança Autoriza Novos Concursos Públicos para o Ministério da Fazenda e Instituto Benjamin Constant

Concursos Públicos no Brasil: Novas Oportunidades no Ministério da Fazenda e Instituto Benjamin Constant

Nesta quarta-feira (18 de dezembro), o Diário Oficial da União publicou duas portarias que autorizam a realização de novos concursos públicos, destacando-se pelo número significativo de vagas abertas. Ao todo, serão disponibilizadas 45 oportunidades, sendo 30 no Ministério da Fazenda e 15 no Instituto Benjamin Constant. Essas movimentações indicam um esforço contínuo do governo para fortalecer o funcionalismo público e atender às demandas dos órgãos governamentais.

Oportunidades de Emprego

A Portaria MGI Nº 6.726, referente ao Ministério da Fazenda, autorizou o preenchimento de 30 cargos, sendo 2 para Arquiteto, 25 para Contador e 3 para Engenheiro, todos de nível superior. O Ministério tem um prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura do concurso, e a primeira prova deve ser realizada, no mínimo, dois meses após essa publicação.

Por sua vez, a Portaria MGI Nº 8.867 do Instituto Benjamin Constant prevê a seleção de 15 novos profissionais. As vagas incluem 13 para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (nível superior), 1 para Analista de Tecnologia da Informação (nível superior) e 1 para Técnico de Tecnologia da Informação (nível intermediário). Assim como no MF, o IBC também deve seguir o mesmo cronograma para a publicação do edital e realização das provas.

Estratégia de Reforço na Administração Pública

Essas portarias se inserem em uma estratégia mais ampla do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que busca a recomposição da força de trabalho no setor público. Somente em 2024, novos concursos estão previstos para preencher 1.555 vagas em diversos órgãos, promovendo assim o acesso a oportunidades estáveis e de qualidade para os cidadãos.

Vale ressaltar que as nomeações dos aprovados nos certames estão sujeitas à homologação do resultado final e à adequação orçamentária das novas despesas, conforme estabelecido pela Lei Orçamentária Anual.

Com o Concurso Público Nacional Unificado de 2023, que atraiu 970 mil candidatos e ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública, o MGI demonstra seu comprometimento em aumentar a transparência e a participação cidadã no acesso ao serviço público.

Perguntas Frequentes

  1. Qual é o número total de vagas autorizadas nas portarias?

    • Ao todo, foram autorizadas 45 vagas: 30 no Ministério da Fazenda e 15 no Instituto Benjamin Constant.
  2. Quais cargos estão em aberto no Ministério da Fazenda?

    • As vagas no Ministério da Fazenda incluem 2 para Arquiteto, 25 para Contador e 3 para Engenheiro, todos de nível superior.
  3. Quando os editais dos concursos devem ser publicados?

    • Os editais devem ser publicados em até seis meses a partir da data das portarias, e as provas deverão ocorrer no mínimo dois meses após a publicação.
  4. Quais são os cargos disponíveis no Instituto Benjamin Constant?

    • São 13 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 1 vaga para Analista de Tecnologia da Informação e 1 vaga para Técnico de Tecnologia da Informação.
  5. O que os aprovados precisam para serem nomeados?
    • A nomeação dos aprovados está condicionada à homologação do resultado final e à adequação orçamentária das novas despesas, conforme a Lei Orçamentária Anual.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments