domingo, junho 23, 2024
HomeTecnologiaIntel Revela Desempenho Superior em IA com Nova Arquitetura Lunar Lake e...

Intel Revela Desempenho Superior em IA com Nova Arquitetura Lunar Lake e Inovações em Xeon e Gaudi na Computex 2024

Na maior feira de eletrônicos, a Computex de 2024, a Intel deixa sua marca com avanços impressionantes

Um marco para o futuro da computação. Assim pode ser descrita a mais recente apresentação da Intel na renomada feira Computex 2024, onde a gigante da tecnologia desvendou seus mais recentes desenvolvimentos no campo da informática. O destaque recai sobre a arquitetura Lunar Lake embebida de IA, os novos indispensáveis processadores Xeon 6, e os aceleradores de IA Gaudi 2 e 3.

Lunar Lake e a promessa triplicada

A eficácia da IA (Inteligência Artificial) está prestes a dar um salto triplo com a chegada da arquitetura Lunar Lake. A união de um avançado sistema de unidades de processamento neural de quarta geração atinge impressionantes 48 TOPS (trilhões de operações por segundo) no desempenho de IA. Tudo isso com o bônus de um sistema de gestão de energia, chamado de “ilha de baixa energia”, que promete aumentar significativamente a longevidade da bateria dos laptops mais atuais.

Para os aficionados por gráficos de última geração, a Intel não decepciona. Os novos processadores com chip Lunar Lake incorporam a GPU Battlemage, um componente avançado com núcleos X2 e XMX que trazem até 50% mais desempenho, prometendo elevar o padrão de jogos nos dispositivos pessoais.

Xeon 6 – Eficiência e performance para o setor profissional

Com foco nos ambientes profissionais de alto desempenho, a Intel anunciou os processadores Xeon 6. Separados em dois modelos distintos – um apresentando os eficientes E-cores (núcleos de eficiência) sob o codinome Sierra Forest e outro ostentando os robustos P-cores (núcleos de performance) conhecidos como Granite Rapids – esses chips estão destinados a redefinir as expectativas de HPC (Computação de Alto Desempenho).

A preocupação com a eficiência energética é patente, prometendo melhorias de até 4,2 vezes por watt em performance, algo em conjunto com um aumento de 2,6 vezes na capacidade de transcode de mídia. Os modelos E-core já podem ser solicitados, sendo que os P-core devem ser lançados no trimestre subsequente.

O enfoque da generatividade em IA para o mundo empresarial

Os avanços da Intel não pararam por aí. Os holofotes voltaram-se também para os impressionantes aceleradores de IA, Gaudi 2 e Gaudi 3. Essas ferramentas são feitas sob medida para alavancar o desempenho de modelos avançados de IA, como os Large Language Models (LLMs).

Em confronto direto com os aceleradores H100 da Nvidia em março, a Intel se mostrou orgulhosa de evidenciar um ainda mais potente modelo Gaudi 3, que chega ao mercado com suporte de importantes fabricantes de tecnologia, a saber, Asus, Foxconn, Gigabyte e outras.

Os amantes de tecnologia podem ficar de olho para novas atualizações e informações no portal TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes