sábado, julho 6, 2024
HomeNotíciasMicrolançador Brasileiro avança para a próxima etapa de desenvolvimento após revisão bem-sucedida

Microlançador Brasileiro avança para a próxima etapa de desenvolvimento após revisão bem-sucedida

O Microlançador Brasileiro (ML-BR), um projeto inédito de Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), atingiu um marco crucial com a conclusão bem-sucedida da sua Revisão de Design Preliminar (PDR). Este passo foi apresentado nos dias 27 e 28 de junho em São José dos Campos, SP, indicando que o país avança a passos firmes no setor aeroespacial.

O ML-BR, que mira lançar cargas úteis na órbita baixa da Terra, é um esforço conjunto entre vários players do segmento espacial brasileiro. Realizado com o impulso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), o projeto é parte de uma estratégia de revitalização do Programa Espacial Brasileiro, enfatizando a colaboração entre a indústria e instituições governamentais.

A PDR envolveu uma análise detalhada das propostas de design técnico do foguete, tanto no que toca aos seus sistemas de navegação e segurança quanto à telemetria e estrutura, assegurando que o projeto está no caminho certo para avançar à próxima etapa, rumo à Critical Design Review (CDR) prevista para 2025.

Com a participação direta de empresas especializadas e a colaboração estratégica de grupos como o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a iniciativa reforça a capacidade do Brasil de estabelecer um papel significativo no cenário espacial global. Corroborando essa visão, Ralph Correa, diretor da CENIC, uma das empresas envolvidas, expressou otimismo ao constatar o excelente trabalho em equipe e o potencial de sucesso do projeto.

O ML-BR, ao alcançar suas futuras etapas de desenvolvimento, promete trazer um novo ímpeto para as operações espaciais no país, estabelecendo bases sólidas para que o Brasil não apenas participe, mas também influencie o progresso contínuo da exploração e tecnologia espacial.

O projeto é um testemunho da dinâmica produtiva e inovadora que caracteriza o atual panorama aeroespacial do Brasil, destacando o país como um emergente contribuinte no palco espacial internacional.

Para mais informações sobre o progresso do ML-BR e outras iniciativas espaciais brasileiras, consulte a Assessoria de Comunicação da CENIC e a AEB.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes