Microsoft assina acordo para reiniciar reator nuclear de Three Mile Island para alimentar suas ambições vorazes de IA

0
21

Microsoft Revitaliza Reactor Nuclear de Three Mile Island para Suportar Demanda de Energia dos Data Centers de IA

A Microsoft firmou um acordo monumental visando o reinício do histórico reator nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, para fornecer energia aos seus crescentes requisitos de data centers destinados à inteligência artificial e à computação em nuvem. Famosa pela sedução de vorazes ambições tecnológicas, a empresa investe na energia nuclear para impulsionar suas operações.

O impacto da IA e da Cloud Computing no consumo energético tem sido significativo, e a Microsoft planeja reviver cerca de 819 megawatts de eletricidade limpa do reator, o suficiente para abastecer cidades de médio porte. A Constellation Energy investirá 1,6 bilhão de dólares para reativar a usina, com a Microsoft assegurando uma parceria de longo prazo de 20 anos, uma medida que vem ao encontro de sua promessa de alimentar seus data centers com energia sem emissões de carbono.

O projeto, iniciado em 2023, promete atualizações extensas nos equipamentos da instalação nuclear, como o transformador principal e os sistemas de resfriamento. Com um financiamento independente de auxílios governamentais, a Constellation espera estender a operação do reator até 2054, sujeito à aprovação regulamentar.

A reativação de Three Mile Island reflete um interesse revigorado no potencial da energia nuclear, particularmente entre companhias tech, que buscam alternativas energeticamente confiáveis para suprir as incessantes demandas de suas operações de IA e Cloud.

A Microsoft projeta que, com essa iniciativa estratégica, terá um papel significativo na mitigação da pegada de carbono de seus data centers globais, um compromisso que reforça sua meta de se tornar negativa em carbono. As emissões relacionadas aos materiais utilizados nesses data centers, entretanto, ainda permanecem um desafio.

A gigante da tecnologia não está sozinha nessa jornada rumo à sustentabilidade energética. Outras empresas do setor como a Amazon e a Oracle também estão explorando o uso da energia nuclear para satisfazer suas necessidades de energia de data centers.

O TecMania continuará apresentando as atualizações desse avanço significativo no terreno do mix energético e das parcerias tecnológicas, enquanto a Microsoft pavimenta seu caminho rumo a uma infraestrutura digital mais verde e sustentável.