domingo, junho 23, 2024
HomeNotíciasMissão DPI: Serpro discutiu Infraestrutura Pública Digital na Índia

Missão DPI: Serpro discutiu Infraestrutura Pública Digital na Índia


Comitiva Brasileira Aprende Sobre Infraestrutura Digital na Índia com Foco em Modernização e Inclusão

No mundo contemporâneo, a inovação tecnológica é chave para o desenvolvimento de uma sociedade. Uma comitiva brasileira, atenta a esse fato, foi até Bangalore, na Índia, para promover um valioso intercâmbio de conhecimento sobre Infraestruturas Públicas Digitais (DPI). O grupo de trabalho, liderado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), buscou, com essa visita, inspiração para aprimorar a qualidade dos serviços públicos e ampliar o combate a desigualdades e à fome no Brasil.

Durante o encontro, ficou evidente como iniciativas brasileiras bem-sucedidas, como o Bolsa Família e o sistema de pagamentos instantâneos Pix, repercutiram no exterior, chegando a influenciar políticas públicas na Índia. Arthur Fisch do Serpro contextualizou a missão ao detalhar que o primeiro dia foi reservado para uma compreensão conceitual das DPIs, incluindo metodologias e experiências indianas no desenvolvimento das mesmas.

O evento avançou para a exposição de estudos de caso indianos e apresentações de importantes projetos brasileiros, como o portal unificado Gov.br e o Cadastro Ambiental Rural, possibilitando um rico compartilhamento de estratégias entre os dois países.

Os resultados dessa troca de experiências foram compilados no último dia da missão, com a perspectiva de manter a colaboração e o aprofundamento do diálogo técnico entre as nações envolvidas. “A ideia é formar um sistema global de cooperação para que mais países possam se beneficiar de soluções digitais eficazes para a gestão de grandes populações”, disse Arthur, evidenciando o potencial transformador dessas iniciativas.

A Índia, com sua população de 1,4 bilhão de almas, está num constante movimento de inovação e busca por soluções eficientes, exemplificado pelo programa “Digital Índia”, que visa a criação de uma sociedade habilmente facilitada pela tecnologia.

A comitiva brasileira foi acolhida por entidades indianas que compartilharam conhecimento, como a EkStep Foundation e o Centre for Open Societal Systems, assim como educacionais, como o IITB, sendo que o modelo indiano Diksha foi outro destaque, ao proporcionar um olhar sobre a distribuição de conteúdo educacional em larga escala.

O governo brasileiro demonstra, com a iniciativa dessa missão, o empenho em assimilar as melhores práticas internacionais para promover um avanço significativo em sua própria Infraestrutura Pública Digital, com o intuito de oferecer serviços mais eficientes e inclusivos para a população.

Fonte: Gov.Br

Continue ligado no TecMania para mais notícias como esta.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes