Grand Theft Auto V, desde o seu lançamento, tem sido um fenômeno de vendas e crítica, transformando-se em um dos títulos mais influentes e lucrativos do mundo dos games. Enquanto jogadores ao redor do globo apostavam em futuros conteúdos adicionais que ampliariam a já densa narrativa do jogo, os planos divulgados pela Rockstar pareciam apontar para novas e eletrizantes aventuras em Los Santos.
Contudo, a tempo e a maré estão nas mãos dos negócios, e a decolagem sem precedentes de GTA Online acabou alterando o rumo daqueles planos iniciais. Quase uma década após o anúncio da Take-Two sobre um “conteúdo adicional substancial baseado em história”, os fãs se veem diante de notícias que concretizam o que se especulava nos corredores virtuais: o modo história de GTA V foi fielmente descuidado em prol da constante e lucrativa evolução do seu irmão online.
O canal brasileiro SanInPlay trouxe à superfície revelações de Joseph Rubino, ex-cinegrafista sênior e diretor de fotografia virtual da Rockstar, que esclareceu parte deste mistério. Dividido entre o sucesso de GTA Online e a produção de conteúdo para o modo história—que incluía protagonismo do iconoclasta Trevor—Rubino pôde testemunhar a pausa repentina nos planos da DLC.
Na entrevista concedida, Joseph Rubino detalha que a explosão de sucesso de GTA Online foi o estopim para a mudança de estratégia. Essa “mina de ouro”, como descrito por ele, realinhou as prioridades da Rockstar, que, diante dos números impressionantes e da resposta entusiástica dos jogadores, optou pela concentração dos esforços onde o retorno financeiro e de engajamento era mais evidente.
O relato de Rubino evoca uma mistura de emoções, pois embora reconheça as razões mercadológicas do desvio de curso, há o pesar pela DLC que “podia ter sido”, material na metade do caminho que, embora não desperdiçado—já que elementos dele beneficiaram o online—, não veio a comprovar todo o seu potencial. GTA V já está disponível em todas as plataformas, mas a história de “o que poderíamos ter explorado” continua a assombrar os apaixonados pelo single-player.
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