terça-feira, maio 21, 2024
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Shinji Mikami expressa pesar pelo encerramento da Tango Gameworks, seu estúdio fundado em 2010

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A indústria de jogos digitais recebeu com surpresa a notícia do encerramento das atividades da Tango Gameworks, estúdio renomado fundado por Shinji Mikami, conhecido por títulos como Hi-Fi Rush. Mikami, que também tem passagens marcantes pela Capcom e Platinum Games, expressou seu lamento pela decisão.

Após se desligar do estúdio no ano passado para dedicar-se a seu novo projeto chamado Kamuy, focado em jogos de menor escala e um afastamento do gênero survival horror pelo qual é conhecido, Mikami deixou a Tango Gameworks nas mãos de uma nova geração de desenvolvedores. Sob seu treinamento, esses desenvolvedores assumiram a direção de projetos subsequentes e mantiveram o legado da qualidade do estúdio.

Com uma trajetória de criação e inovação no desenvolvimento de jogos, a trajetória da Tango Gameworks é marcada pelo sucesso de seu título mais recente, Hi-Fi Rush, que expandiu sua presença também para o PlayStation 5. No entanto, diante do fechamento repentino do estúdio, permanece incerta a possibilidade de lançamentos futuros em outras plataformas, como a Nintendo, conforme especulações do mercado.

A contribuição de Shinji Mikami para o mundo dos jogos permanece incontestável, mas seu sentimento de pesar pelo fim da Tango Gameworks reflete a constante mudança no cenário de desenvolvimento de jogos, onde estúdios podem rapidamente alternar entre sucesso e encerramento de suas operações.

OnePlus 12: Novos Flagships Chegam com Bloatware Integrado

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Os entusiastas da marca OnePlus ficaram surpresos ao descobrir que os novos dispositivos OnePlus 12 e OnePlus Open, mesmo sendo carros-chefe da empresa, mantêm a prática de trazer bloatware pré-instalado. O bloatware, ou software indesejado, é um conjunto de aplicativos que vêm incorporados ao sistema e que nem sempre são de interesse ou utilidade para o usuário final.

Apesar da expectativa de que smartphones premium como o OnePlus 12 ofereceriam uma experiência livre de apps desnecessários, constatou-se que o modelo Open da marca veio com aplicativos de terceiros já embarcados. A frustração com essa prática comum na indústria se deve ao fato de que o bloatware pode influenciar no desempenho geral do dispositivo e ocupar espaço de armazenamento valioso.

Processo de Instalação Revela Aplicativos Pré-Selecionados no OnePlus 12

Durante o processo de instalação dos dispositivos, os usuários se depararam com uma etapa intitulada “Revisar aplicativos adicionais”, onde vários apps de terceiros aparecem pré-selecionados para instalação. Entre esses, destacam-se nomes como LinkedIn, Policybazaar, Block Blast! e Candy Crush Saga, sugerindo uma estratégia de parcerias entre a OnePlus e desenvolvedores de aplicativos para incluir esses softwares nos smartphones.

Relatórios sugerem que a seleção de bloatware pode variar conforme a região em que o dispositivo está sendo configurado. Por exemplo, enquanto na Índia a lista de aplicativos pré-selecionados era mais extensa, nos Estados Unidos apenas o LinkedIn apareceu, e na União Europeia nenhum app pré-selecionado foi identificado.

Embora seja possível desmarcar a instalação desses aplicativos no processo de configuração, muitos usuários tendem a não revisar cuidadosamente esta seção e seguem adiante, resultando na instalação automática do software indesejado no aparelho.

A descoberta foi ainda mais agravante no que se refere ao OnePlus Open, que inclui até três aplicativos relacionados ao grupo Meta pré-instalados e difíceis de remover. Especula-se que a companhia pode continuar a seguir essa tendência em futuras atualizações do OxygenOS, seu sistema operacional baseado no Android.

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Administração Biden endurece medidas contra Huawei revogando licenças de fornecimento de chips

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Em um movimento que intensifica as restrições comerciais à Huawei, a administração dos Estados Unidos liderada por Joe Biden revogou licenças de exportação previamente concedidas a fabricantes de semicondutores, impedindo-as de vender chips para a gigante chinesa de tecnologia. Essa ação representa um duro golpe para a Huawei, afetando diretamente sua divisão de smartphones e laptops. A decisão surge como um reflexo da contínua preocupação dos EUA com as alegadas ligações da Huawei com atividades de espionagem do governo chinês.

As repercussões do estrangulamento tecnológico à Huawei pelos EUA

A inserção da Huawei na Lista de Entidades dos EUA em 2019, originalmente sob a presidência de Donald Trump, já havia severamente comprometido a capacidade da empresa de acessar tecnologias críticas de semicondutores fabricadas nos EUA. No entanto, licenças especiais de exportação concedidas a grandes players da indústria como Intel e Qualcomm haviam aliviado parcialmente essa pressão, permitindo um limitado comércio de chips com a gigante chinesa. Agora, com a revogação de tais licenças, a Huawei enfrenta novamente fortes limitações para competir no mercado global de tecnologia.

O impacto dessa restrição pode ser significativo nos negócios da Huawei, que, apesar das adversidades, vinha mostrando sinais de recuperação ao expandir suas operações na China, inclusive no que diz respeito à produção de laptops dotados de inteligência artificial e o aumento nas remessas de smartphones.

Huawei nega acusações de espionagem enquanto EUA mantêm pressão

Embora a Huawei reitere sua inocência em relação às acusações de compor uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos por meio de espionagem cibernética, o governo norte-americano continua a implementar ações que visam restringir a influência global da empresa chinesa de tecnologia. O futuro dirá se a Huawei conseguirá superar esses obstáculos e manter sua posição no mercado de tecnologia em meio a este cenário de crescente tensão geopolítica e econômica.

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Ubisoft Forward anunciará detalhes de Assassin’s Creed Red com gameplay inédito

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No aguardado evento Ubisoft Forward deste ano, os fãs da franquia Assassin’s Creed podem esperar grandes revelações, uma vez que a Ubisoft prepara o cenário para a estreia do gameplay de Assassin’s Creed Red. Este anúncio é fruto das informações divulgadas pelo renomado jornalista e insider Tom Henderson, que aponta para a grande expectativa em torno do novo título.

De acordo com Henderson, a Ubisoft planeja fornecer aos criadores de conteúdo e jornalistas um preview exclusivo do jogo durante o Summer Games Fest, antecedendo o embargo das primeiras impressões para o dia 12 de junho. Ainda não está claro se o gameplay estará disponível ao público durante o Ubisoft Forward ou se será divulgado somente trailers cinematográficos, prática recorrente da empresa.

Refletindo as novidades da saga, Assassin’s Creed Red promete introduzir dois protagonistas jogáveis para a aventura, sendo eles um samurai conhecido como Yasuke e a assassina Naoe. Este título é um dos mais aguardados do ano e parece que finalmente os jogadores terão um vislumbre da jornada que os espera no Japão feudal.

Além de Assassin’s Creed Red, a Ubisoft deve detalhar planos para o lançamento de Assassin’s Creed Infinity, descrito como uma plataforma que abrigará diferentes capítulos da franquia. A série de jogos está passando por uma transição para uma nova Engine chamada “Anvil Pipeline”, buscando uma evolução técnica que incluirá melhorias de iluminação global com o uso de ray-tracing.

O noticiário também chama atenção para o chamado “Projeto Obsidian”, que nada mais é do que um Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Rumores sugerem que outro Remake de um título da série Assassin’s Creed já está nos planos da desenvolvedora.

O Ubisoft Forward 2024 acontecerá em 10 de junho em Los Angeles, Califórnia, e promete ser palco de significativos anúncios para os entusiastas dos videogames e, em especial, para os seguidores de Assassin’s Creed.

Samsung Galaxy Fold 6 Pode Surpreender com Tela Externa Mais Ampla e Design Retangular

Os entusiastas de smartphones dobráveis podem ter uma grata surpresa com o próximo lançamento da Samsung, o Galaxy Fold 6. Segundo informações vazadas por insider da indústria, a nova versão do aparelho promete uma tela externa mais ampla, oferecendo uma nova experiência aos usuários. O evento de verão Unpacked da Samsung, que tradicionalmente apresenta seus novos produtos, deverá ser palco da revelação oficial do dispositivo.

Expectativas para o Novo Design

De acordo com o famoso leaker Ice Universe, uma imagem de um protetor de tela não oficial para o futuro Galaxy Fold 6 aponta para mudanças significativas no design, com a tela externa alcançando 60,2 mm de largura contra os 57,4 mm do modelo Galaxy Fold 5. Isso indica um esforço da Samsung em oferecer mais espaço de trabalho numa tela externa de dimensões semelhantes às do modelo anterior, mantendo o tamanho geral do aparelho.

O mesmo vazamento sugere bordas mais finas ao redor da tela externa, o que poderia significar uma melhor aproveitamento da área frontal do aparelho. Contudo, é importante lembrar que esses protetores são produzidos por fabricantes independentes, e o design final do Galaxy Fold 6 ainda não foi confirmado oficialmente pela Samsung.

O mistério em torno da data de lançamento continua, mas rumores indicam a possibilidade de o Galaxy Fold 6, bem como o modelo Galaxy Flip 6, serem apresentados no evento Galaxy Unpacked, previsto para ocorrer no início do mês de julho.

Fonte: @UniversoIce

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Projeto de Jogo Colaborativo entre Remedy e Tencent é Cancelado

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A parceria entre as empresas Remedy Entertainment e Tencent para a criação de um novo videogame multijogador foi oficialmente encerrada. Conhecido inicialmente como Project Vanguard, o jogo estava sendo desenvolvido desde 2021 e deveria ser um título de tiro cooperativo free-to-play. No entanto, uma mudança de planos ocorreu em novembro, transformando-o no projeto Kestrel, que visava ser um jogo premium com elementos multiplayer significativos e possivelmente componentes single-player.

O cancelamento do jogo foi comunicado pela Remedy através de seus canais oficiais, sem muitos detalhes sobre os motivos por trás da decisão. A empresa finlandesa Remedy, reconhecida pelo seu aclamado jogo Control, procurou enxergar o lado positivo, afirmando que, com o término do projeto, agora poderá focar melhor em outros games que estão em desenvolvimento, incluindo a sequência de Control e um projeto paralelo chamado Projeto Condor.

Enquanto Kestrel ainda estava em suas fases iniciais de criação e concepção, a Remedy assegura que pouco foi perdido e que os desenvolvedores envolvidos serão realocados para as equipes de outros projetos em andamento. Por outro lado, a gigante chinesa Tencent, uma das maiores empresas de videogame do mundo conhecida pelos seus largos investimentos e participações em diversas desenvolvedoras de renome, se absteve de comentários sobre o cancelamento da colaboração com a Remedy.

A Tencent possui participações significativas em empresas como Riot Games, Epic Games, Supercell, Ubisoft, e a própria Remedy, compondo assim um vasto portfólio no setor de games. A expectativa em torno do projeto cancelado era alta devido ao histórico de ambas as empresas e ao recente sucesso de Control da Remedy, mas os fãs agora terão que aguardar as novidades vindouras dos outros títulos mencionados.

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Top Reino Unido | Cyberpunk 2077: Ultimate Edition foi o jogo mais vendido

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Cyberpunk 2077: Ultimate Edition Lidera Vendas no Reino Unido Impulsionado por Promoções

Cyberpunk 2077: Ultimate Edition surpreendeu o mercado de jogos no Reino Unido, alcançando o topo do ranking de vendas de cópias físicas na última semana. Após um período figurando apenas nas posições mais baixas, o jogo da CD Projekt Red viu suas vendas dispararem em função de promoções, garantindo a liderança.

Em uma disputa acirrada, a Ultimate Edition de Cyberpunk 2077 desbancou o título anteriormente na primeira colocação, Stellar Blade, relegando-o ao segundo lugar. Por sua vez, EA Sports FC 24, marcado também por um crescimento expressivo em vendas, ocupou a terceira posição, demonstrando a contínua popularidade das franquias de esportes eletrônicos.

A influência das promoções também foi sentida por outro título, Sonic Superstars, que executou um salto notável saindo da 29ª posição diretamente para a quarta. As estatísticas de vendas revelam que 75% dos compradores preferiram a versão para PlayStation 5, seguido pelos jogadores de Xbox com 14%, enquanto as versões para Switch representaram 10% e para PlayStation 4 apenas 1%.

Neste panorama de vendas, apenas um lançamento, o jogo Endless Ocean Luminous, conseguiu marcar presença entre os mais vendidos, evidenciando uma semana dominada por versões especiais e descontos atraentes. Com esses resultados, jogos preexistentes mostraram que ainda possuem um grande apelo ao público, principalmente quando oferecidos a preços promocionais. O mercado de jogos físicos no Reino Unido continuará sendo um terreno competitivo e dinâmico, onde títulos novos e antigos buscam espaço na atenção e nos consoles dos jogadores.

Gerenciador de Mídia da OpenAI promete maior controle sobre uso de conteúdo protegido em treinamento de IA

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No universo da tecnologia, onde a inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta revolucionária, surge também o debate sobre a ética e legalidade do uso de conteúdo protegido por direitos autorais para o treinamento dessas tecnologias. O uso de textos, músicas, obras de arte e outros materiais autorais sem permissão tem sido um ponto de controvérsia crescente entre criadores e empresas de IA.

Diante desta discussão, a OpenAI, uma das líderes no desenvolvimento de aplicações em inteligência artificial, anunciou uma nova ferramenta chamada Media Manager, que permitirá aos criadores optar por não ter seu conteúdo utilizado no treinamento de ferramentas como chatbots. Este anúncio chega em um momento crucial, onde casos como o do New York Times contra a OpenAI e a Microsoft, por supostamente usarem artigos sob direito autoral sem consentimento, ganham notoriedade.

Ambições do Gerenciador de Mídia

A preocupação de que conteúdos postados na internet sejam utilizados sem consentimento para treinamento de IA tem desencorajado muitos de compartilharem suas criações digitais. O potencial Gerenciador de Mídia da OpenAI visa reduzir esses temores ao oferecer uma solução onde os criadores possam sinalizar se desejam ou não que seus materiais sejam usados.

Com previsão de ser operacional até 2025, a ferramenta é descrita como altamente ambiciosa, requerendo pesquisas avançadas em machine learning para identificar conteúdo protegido por direitos autorais em diversas fontes. A OpenAI pretende, assim, respeitar as preferências dos criadores na questão de direitos autorais.

Apesar de ainda haver incertezas sobre o funcionamento exato da ferramenta, a OpenAI expressa o desejo de trabalhar em colaboração com criadores de conteúdo e reguladores para viabilizar a iniciativa.

A inovação não tem apenas o potencial de alterar o cenário para a própria OpenAI, mas também de influenciar todo o setor, levando outras empresas a implementarem mecanismos semelhantes para respeitar a propriedade intelectual e as preferências dos criadores de conteúdo.

Um futuro onde a inteligência artificial e a criatividade humana coexistem em harmonia ainda está em construção, mas iniciativas como o Gerenciador de Mídia da OpenAI parecem ser um passo importante nessa direção.

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Expectativa Cresce para o Próximo PlayStation Showcase Segundo Insiders

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Os adeptos da Sony podem ter um bom motivo para se animar este mês com a possibilidade de uma nova edição do PlayStation Showcase. Enquanto grandes nomes como a Microsoft e a Nintendo já fizeram anúncios sobre seus eventos anuais, a comunidade PlayStation está na expectativa do anúncio de sua própria conferência, tradicionalmente repleta de novidades e anúncios sobre jogos e hardware.

Embora a Sony ainda não tenha feito um anúncio oficial, o renomado jornalista e insider Jeff Grubb reforçou recentemente os rumores de que o PlayStation Showcase acontecerá ainda neste mês. Apesar das especulações ganharem força, não há informações concretas a respeito de uma data específica, e mesmo Jeff Grubb não se arrisca a prever o dia exato do evento, sugerindo apenas que poderia ser a qualquer momento.

Além de Jeff Grubb, outro insider conhecido da indústria dos games, Shpeshal_Nick, comentou em suas redes sociais sobre o iminente evento. Trazendo ainda mais mistério, Shpeshal_Nick salientou que não tem informações precisas se o que está por vir é um PlayStation Showcase tradicional ou um “State of Play” – um formato mais curto e focado, geralmente, em anúncios pontuais.

O que reforça ainda mais a expectativa dos fãs são as afirmações de que anúncios importantes, inclusive de first party, tão aguardados pela comunidade, deverão compor a agenda do evento. O PlayStation Showcase representa uma oportunidade chave para a Sony consolidar seu portfólio para os próximos meses e, potencialmente, anunciar surpresas que manterão seus consoles em posição de destaque no competitivo mercado de games.

Enquanto o silêncio oficial persiste, a comunidade gamer permanece atenta a qualquer sinal ou confirmação da Sony, mantendo altas as expectativas para o que pode vir a ser uma das mais empolgantes apresentações para os entusiastas do PlayStation este ano.

Nvidia expande tecnologia DLSS 2 para Homeworld 3 e outros dois títulos

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A inovação em gráficos de videogames dá um salto adiante com a expansão da tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia, que agora chega a três novos jogos, oferecendo melhorias significativas no desempenho gráfico e na qualidade de imagem. O destaque entre as novas adições é Homeworld 3, um game de estratégia altamente aguardado que será lançado com suporte à segunda geração da tecnologia DLSS. Junto a ele, Bellwright, um RPG, e Incursion Red River, um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS), também recebem atualizações com o DLSS 2.

Frente a um mercado competitivo, onde a performance gráfica é fundamental para a experiência do jogador, a Nvidia continua a aprimorar suas soluções com o DLSS. Apesar de o DLSS já estar na versão 3.7.0, os jogos mencionados integram a versão 2.0, uma geração anterior da tecnologia, mas ainda assim eficaz na melhoria de resolução e performance.

O DLSS 2, uma ferramenta baseada em IA, permite que os jogos sejam renderizados em uma resolução menor, para, em seguida, serem ampliados para uma resolução mais alta, sem sacrificar a qualidade visual e liberando carga de trabalho da GPU para outras tarefas. Isso se traduz em maior fluidez e detalhamento gráfico, sem comprometer o desempenho da máquina.

Apesar de as versões mais novas de DLSS oferecerem otimizações adicionais e mais flexibilidade para os desenvolvedores, todas as gerações da tecnologia compartilham o mesmo objetivo principal: proporcionar um aumento significativo no desempenho dos jogos. A adoção do DLSS por parte dos criadores de jogos é uma tendência crescente, à medida que buscam oferecer aos jogadores a melhor experiência visual possível sem a necessidade de hardware mais caro ou mais potente.

Está claro que a Nvidia está comprometida em manter sua liderança em inovação gráfica, e a expansão do DLSS para mais jogos é um reflexo desse compromisso, beneficiando tanto os jogadores quanto os desenvolvedores. Com a chegada do DLSS 2 a Homeworld 3, Bellwright e Incursion Red River, mais fãs serão capazes de desfrutar de avanços técnicos que definem o estado atual da arte em gráficos de videogames.