terça-feira, junho 18, 2024
HomeNotíciasPixel 8 e Pixel 8a poderão contar com inovação de IA oculta...

Pixel 8 e Pixel 8a poderão contar com inovação de IA oculta nas opções de desenvolvedor

Os novos modelos Google Pixel 8 e Pixel 8a prometem surpreender com a inclusão do Gemini Nano, uma versão mais leve e potente dos modelos de inteligência artificial (IA) desenvolvidos pela gigante da tecnologia. No entanto, os usuários terão que acessar as configurações ocultas para ativar esse recurso.

Apesar de integrado originalmente nas séries Pixel 8 Pro e Galaxy S24, o Gemini Nano destina-se a proporcionar uma experiência de IA localmente, sem a necessidade de processamento pela nuvem, beneficiando a privacidade e a velocidade dos serviços. Inicialmente, o Google havia decidido manter o recurso exclusivo para o Pixel 8 Pro, causando descontentamento entre os proprietários do Pixel 8 regular. Respondendo a feedbacks, a empresa voltou atrás e pretende estender a funcionalidade aos modelos Pixel 8 e 8a, com uma ressalva – a ativação do recurso nas opções de desenvolvedor.

Depois de críticas pela exclusividade inicial do recurso, o Google parece ter mudado de estratégia e está adequando o Gemini Nano também ao seu mais novo intermediário, o Pixel 8a. Contudo, ao contrário do que se dá com o Pixel 8 Pro, essa capacidade de IA não virá habilitada por padrão. Os entusiastas terão que acessar as configurações e ativá-la manualmente, uma manobra que pode não ser óbvia para a maioria dos usuários.

Gemini Nano permanece oculto mas alcançável no Pixel 8 e 8a

Desenvolvedores e curiosos de plantão encontraram nas últimas atualizações do aplicativo AICore da Google menus que incluem opções para habilitar “AICore Persistente” e “Ativar recursos GenAI no dispositivo”. Essas funções aparecem nas Opções do desenvolvedor, um menu geralmente voltado para um público mais técnico e que não é amplamente explorado pelos usuários comuns. Tal característica pode deixar boa parte do público desinformado sobre a presença do Gemini Nano em seus dispositivos.

Mais controle para os usuários do Pixel 8 Pro

Para aqueles que buscam mais controle sobre o desempenho de IA de seus smartphones, há um lado positivo. O mesmo interruptor que aparecerá nos modelos Pixel 8 e 8a também será apresentado no Pixel 8 Pro, permitindo aos usuários mais exigentes desativar o Gemini Nano se desejarem. Consequentemente, algumas funções dependentes de IA podem deixar de estar disponíveis ou diminuir em desempenho ao forçar o processamento para ser feito na nuvem.

Opções de desenvolvedores do Gemini nano no Pixel 8a

Embora o acesso ao Gemini Nano possa parecer complexo para alguns, sua implementação reforça o atrativo das linhas Pixel como referência em inovação de inteligência artificial nos smartphones. Acompanhe mais novidades e tendências tecnológicas no TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes