quarta-feira, junho 26, 2024
HomeNotíciasRelógio inteligente salva vida de bombeiro ao detectar arritmia cardíaca

Relógio inteligente salva vida de bombeiro ao detectar arritmia cardíaca

Um bombeiro de 44 anos, Travis Chalmers, teve sua vida salva graças ao seu Apple Watch após sofrer um ataque cardíaco. Chalmers, residente de Elmsdale, Nova Escócia, começou a sentir uma dor de cabeça intensa e uma sensação de calor no peito logo após jogar hóquei de rua com seu filho. Inicialmente, ele suspeitou que poderia ser apenas sintomas de gripe ou resfriado e não deu muita importância.

Porém, com o passar do tempo, a situação piorou e Travis começou a notar que sua frequência cardíaca estava acelerada. Após verificar no seu Apple Watch, ele descobriu que estava com fibrilação atrial, um tipo de ritmo cardíaco irregular que pode ser sinal de um derrame ou insuficiência cardíaca iminente.

Sem perder tempo, o bombeiro tomou a decisão certa de ir ao hospital, onde foi prontamente atendido e diagnosticado com um ataque cardíaco após constatar elevados níveis de troponina, indicando que seu coração havia sofrido danos.

Durante a hospitalização que durou uma semana, mais exames confirmaram que uma de suas artérias estava 100% bloqueada. Travis, que antes do incidente levava uma vida ativa e saudável, agora precisa tomar medicamentos diariamente.

O caso de Travis serve como um importante alerta para a eficácia de dispositivos vestíveis, como o Apple Watch, que podem monitorar a condição cardíaca do usuário e fornecer alertas críticos em caso de anormalidades. Ciorsti MacIntyre, cardiologista da enfermaria QEII de Halifax, reconheceu a utilidade desses aparelhos, embora também tenha ressaltado que eles podem levar a falsos positivos. Assim, tais dispositivos atuam como uma linha de defesa inicial, cujos sinais devem ser posteriormente investigados com tecnologias de nível médico mais avançadas.

O acontecimento reforça a mensagem de que, embora alguém possa ser saudável e ativo, problemas cardíacos podem surgí-los inesperadamente, enfatizando a importância de detectá-los precocemente para aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes